ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Paraná tem estimativa baixa para próxima safra

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura (Seab) analisaram diversas regiões do estado do Paraná e as projeções para a produção cafeeira não foram animadoras.

A expectativa é que fique entre 1 milhão e 1,1 milhão de sacas, com produtividade variando entre 26,5 sacas a 29,1 sacas por hectare. A área em produção também não mudou: 37,8 mil hectares. O economista do Deral especialista na cultura, Paulo Franzini, salientou que fatores como as variações climáticas, as floradas irregulares, a forte elevação nos custos de produção e a queda nos preços recebidos afetaram precocemente este potencial a safra.

Segundo o relatório, as primeiras floradas ocorreram antecipadamente a partir de agosto e se estenderam até a segunda quinzena de dezembro. Este período prolongado entre as floradas resultou em desuniformidade no ciclo dos frutos na mesma planta, atrapalhando não só o manejo fitossanitário correto das lavouras, mas o planejamento da colheita, especialmente visando a obtenção de maior volume de café de qualidade superior. “As chuvas abaixo da média e temperaturas mais elevadas registradas nos meses de novembro e dezembro também prejudicaram o ‘pegamento’ das floradas e contribuíram para queda de chumbinhos acima do normal”.

A dificuldade dos cafeicultores em fechar as contas, baixos preços recebidos pelos produtores ano passado aliada a elevação dos preços dos insumos faz com que a comercialização nos atuais preços não cubra os custos de produção. “Este cenário e as poucas perspectivas de recuperação das cotações no mercado físico a curto prazo exigem que os produtores melhorem cada vez mais a gestão do seu negócio, além de ter gerado grande preocupação do setor produtivo em manter a atividade com inovação e tecnologia necessárias”.

As informações são do jornal Folha de Londrina, por Victor Lopes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures