ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Para ministro colombiano, renovação das plantações de café sempre foi prioridade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

No segundo dia do 87º Congresso Nacional de Cafeicultores, o ministro Andrés Valencia reconheceu que a renovação das plantações de café sempre foi uma prioridade para o governo da Colômbia através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural. “A renovação do café sempre foi uma prioridade deste governo e é por isso que temos um parque de café praticamente jovem e tecnificado”, afirmou.

Valência aproveitou sua intervenção perante os 90 delegados no Congresso Nacional dos Cafeicultores para expor o progresso de seu portfólio na busca de competitividade e rentabilidade do setor agrícola, para o qual seguem cinco estratégias bem articuladas.

A primeira, a ordem de produção, permitiu, no caso particular do setor, renovar mais de 851 mil hectares (quase todo o parque cafeeiro) entre 2010 e 2019, o que, por sua vez, aumentou a produção em 57% e a produtividade em 74% nesse período.

Valência lembrou que, no ano que termina, o governo alocou recursos de 38 bilhões de pesos (US$ 10,9 milhões) para apoiar a renovação das plantações de café. Portanto, serão procurados recursos com o Ministério das Finanças para continuar apoiando essas boas práticas.

Essa primeira estratégia de gerenciamento da produção inclui a redução de custos com base em três pilares: monitoramento dos preços de fertilizantes e pesticidas, facilitar o acesso a esses insumos agrícolas por meio de negociações conjuntas e incentivar seu uso e aplicação eficiente, racional e sustentável.

A segunda estratégia de marketing permitiu que 25 mil produtores agrícolas fossem protegidos pelo esquema ‘colheita e vendas fixas’, dos quais quase 5.800 são cafeicultores com acordos comerciais e 3.510 produtores participam de 54 alianças produtivas em café em nove departamentos.

Os incentivos financeiros à produção e seguros agrícolas também desempenharam um papel de liderança nessa estratégia, com empréstimos subsidiados (os mais baixos do mercado) para capital de giro. Saúde e defesa comercial e extensão agrícola são as outras duas estratégias que permitiram ao setor agrícola promover com resultados muito bons.

Por sua vez, o presidente do Banco Agrário, Francisco Mejía, convidou os produtores com dívidas a aproveitar a recuperação do preço interno do café para acelerar os pagamentos ao capital, porque pagar antecipadamente as dívidas ajuda a aumentar sua lucratividade.

Gerência técnica apresenta indicadores agronômicos históricos

Por sua vez, o Gerente Técnico da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), Hernando Duque, apresentou em detalhes os indicadores agronômicos da cafeicultura colombiana, que, como resultado da estratégia bem-sucedida ‘Mais agronomia, mais produtividade’, são os melhores da história.

Uma produtividade de 20,9 sacas de café verde por hectare e uma densidade de 5.238 árvores por hectare em novembro, graças à renovação de 392 mil hectares nos últimos 5 anos, são alguns desses indicadores, que contribuíram para manter a produção de café em níveis históricos e estáveis.

Duque mostrou o comportamento do volume de produção de café desde 1956, que evoluiu satisfatoriamente de volumes baixos, mas estáveis, para uma alta produção estável nos últimos cinco anos.

O gerente técnico também mostrou os grandes avanços da cafeicultura colombiana em questões ambientais, com significativa economia de água, graças a um crescente benefício ecológico e fungicida, devido à maior proporção de variedades resistentes a doenças. "Hoje temos os mais jovens, os mais densos, os mais produtivos, os mais tecnificados, os mais estáveis ??na colheita e os mais saudáveis", resumiu.

As informações são da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures