ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Organizações globais investem em programa liderado pelo Consórcio Cerrado das Águas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/08/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Este mês começa um programa de investimentos que visa preservar a biodiversidade e o fornecimento de água na região do Cerrado Mineiro, responsável por 12% da produção nacional de café.

A iniciativa é do Consórcio Cerrado das Águas, uma plataforma de diferentes atores (produtores, marcas de café, ONGs ambientais locais e globais), cujos esforços resultaram na fundação de uma organização legalmente independente, com um time especializado para promover o desenvolvimento ambiental através da restauração, agricultura climaticamente inteligente e gestão eficiente de recursos hídricos.

Baseado no apoio inicial da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e Nespresso, as principais marcas de café, Nestlé e Lavazza, e a cooperativa Expocaccer, se uniram para firmar um compromisso de cinco anos para apoiar o Programa de Investimento no Produtor Consciente, que reúne, de forma coordenada, estas três frentes de trabalho, visando a melhoria da oferta e provisão de serviços ecossistêmicos de regulação (saúde da água, solo, estoque de carbono entre outros), a fim de alcançar a resiliência ou blindagem climática de uma paisagem ou território.

Na área piloto, o Córrego Feio, em Patrocínio, o Consórcio planeja investir na proteção dos ecossistemas naturais encontrados em aproximadamente 124 propriedades ao longo da bacia, a única a abastecer o maior município produtor de café no Brasil e um caso grave de escassez e conflito hídrico “O novo programa de investimentos fornecerá incentivos financeiros e expertise para que todos os proprietários de terras tornem seus ativos ambientais cada vez mais saudáveis e produtivos nessa importante bacia hidrográfica”, afirma Giulia Carbone, diretora do Programa de Negócios e Biodiversidade da IUCN. “Os proprietários serão literalmente e na prática os gerentes dos ativos ambientais, e suas decisões para proteger os serviços chave de ecossistemas, como florestas e rios, contribuirão diretamente à recuperação da paisagem do Cerrado.”

Este ano, as empresas se comprometeram com o investimento de US$ 100 mil para financiar o time do consórcio.  Além disso, em 2019, o Consórcio recebeu um subsídio de US$ 400 mil do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) para implementar o programa.

“O Consórcio Cerrado das Águas demonstrou por que as empresas precisam adotar uma abordagem em longo prazo e contribuir para a paisagem mais ampla onde trabalhamos. Da mesma forma, o setor público tem que se comprometer a assegurar que essas soluções inovadoras sejam aumentadas e capazes de entregar benefícios duradouros à população da região”, comenta Mario Cerruti, diretor global de Relações Institucionais e Sustentabilidade na Lavazza.

Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, acredita que os produtores da região do Cerrado Mineiro são comprometidos com a sustentabilidade do território em que estão inseridos. O Consórcio Cerrado das Águas é um projeto que veio ao encontro desse comprometimento e da consciência ambiental que sempre esteve presente no Cerrado Mineiro.

Todos esses esforços são críticos para recuperar a paisagem e suas cadeias de valores. O programa está estabelecendo novos paradigmas para importantes frentes de conservação, como a restauração de vegetação nativa. “O objetivo é alcançar uma restauração de vegetação nativa 100% livre de químicos, a um custo 85% mais baixo do que o custo praticado atualmente no Cerrado Mineiro, que é uma área global crítica para a perda de biodiversidade. As parcerias com os laboratórios agroecológicos a EMATER ajudarão a testar novas tecnologias para reduzir a incidência das ervas daninhas e pragas”, disse Peggy Poncelet, diretora do CEPF.

Para maiores informações, entre em contato com Ana Lima, secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas, através do telefone (11) 99901-0882 ou e-mail ana@olab.com.br.

As informações são do Consórcio Cerrado das Águas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures