ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Orfeu Cafés Especiais lança café em homenagem ao pesquisador José Braz Matiello

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A marca Orfeu Cafés Especiais lançou ontem (19) a edição limitada em homenagem ao maior especialista em genética do café do Brasil, José Braz Matiello. O resultado do seu trabalho, que envolve anos de testes e estudos, foi a variedade Acauã, fruto do cruzamento entre duas variedades: Sachimore e Mundo Novo, que teve os testes iniciados em 1982, chegando agora ao mercado.

Acauã é o nome de uma ave comum no sertão nordestino e sua resistência à seca foi a inspiração para o nome da variedade. Segundo a marca, a Edição Limitada Matiello traz um café de maturação tardia, com frutos vermelhos vivos e colhidos no seu ponto de maturação ideal. Com uma torra média, ele apresenta acidez e corpo equilibrados, com notas de cacau e baunilha, e atingiu 87 pontos na avaliação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

“O Brasil é o berço mundial da inovação e pesquisa de novas variedades de café. Nesta edição limitada, homenageamos Dr. Matiello, um de nossos cientistas responsáveis por levar cafés raros e premiados à xícara dos brasileiros”, explica Amanda Capucho, CEO da Orfeu Cafés Especiais.

 

José Renato Gonçalves Dias, diretor geral das fazendas da Orfeu e engenheiro agrônomo, demonstra orgulho ao trabalhar ao lado de Matiello. Em busca de grãos de qualidade, os dois caminham pela plantação para avaliar as melhorias. “A ideia é que o café Orfeu seja voltado apenas para o consumo interno, valorizando cada vez mais nossos grãos. A parceria com o Matiello é ótima, ele avalia diretamente nossa plantação e, assim, usamos a genética a favor, ao lado de uma condição climática que facilita a produção”.

Matiello é pai de outras variedades já lançadas pela Orfeu, como o Arara, Japy e Beija-Flor, e acumula livros e três mil artigos científicos publicados, baseados em cruzamentos naturais para se obter híbridos e não são transgênicos.

Engenheiro agrônomo, Matiello vem de uma família de italianos que trabalhavam na lavoura. Criado no Espírito Santo, seguiu a tradição de cuidar do café e há mais de cinquenta anos acompanha a trajetória do grão em busca de melhorias e novas variedades.

“Para o café Orfeu atuo na parte agrícola, com consultoria para a Fazenda Sertãozinho, em relação a variedades, adubação, em busca da melhoria da qualidade e produtividade”, conta Matiello.  Segundo ele, a ideia é seguir desenvolvendo novas pesquisas, variedades, “e que os produtores se livrem da crise dos preços do café e se motivem para seguir trabalhando”, finaliza.

Curiosidades sobre o café
Tipo: Arábica
Variedade: Acauã
Fazenda: Sertãozinho
Região: Sul de Minas
Altitude: 1.100 metros
Plantação: Talhão do Pomar
Solo: Podzólico
Processo: Cereja Descascado

O café Edição Limitada Matiello de Orfeu pode ser encontrado nas versões grãos, torrado e moído e cápsulas biodegradáveis compatíveis com máquinas Nespresso na loja virtual da marca e nos principais supermercados.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures