ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC analisa consumo do café com a pandemia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Organização Mundial de Café (OIC) divulgou a primeira edição da revista eletrônica, a OIC: Série Coffee Break nº 1, e trouxe seu primeiro relatório dos impactos do covid-19 para o setor cafeeiro a nível global.

A publicação traz análises tanto do lado da demanda, como do consumo e produção de café ao redor do mundo. "A disseminação do covid-19 apresenta um desafio adicional significativo para o mundo cafeeiro, que passou por um período prolongado de baixa produção preços", afirma a OIC.

A OIC realizou uma análise quantitativa para identificar a relação entre crescimento do PIB e consumo de café, fornecendo uma estimativa do lado da demanda resultante da pandemia do covid-19. A análise é baseada em uma amostra dos 20 principais países consumidores de café, que representam 71% da demanda global, cobrindo o período 1990-2018.

As análises mostram que uma queda de um ponto percentual no crescimento do PIB está associada a uma redução no crescimento da demanda global de café de 0,95%, ou 1,6 milhão de sacas de 60 kg. O modelo prevê que uma queda maior no crescimento do PIB ou uma recessão global teria um efeito proporcionalmente maior. Como resultado, os níveis de consumo de café podem estagnar - ou até diminuir - em comparação com os anos anteriores à crise, caracterizados pelo aumento constante da demanda por café, a uma taxa de 2 a 3% ao ano.

A Organização destaca ainda que apesar do crescimento geral constante do setor, o preço do café experimentou uma tendência descendente contínua desde 2016, caindo 30% abaixo da média dos últimos dez anos. Muitos dos 25 milhões de agricultores em todo o mundo lutam para cobrir os custos operacionais, mas que os preços dos insumos continuam subindo. "Falta de investimento na modernização de fazendas e em adaptação ao impacto das mudanças climáticas representa um sério risco para sustentabilidade do setor e futura oferta de café", diz o relatório.

A OIC também destaca que o número de consumo fora de casa está caindo de maneira expressiva no curto prazo, devido aos fechamentos de cafeterias e padarias em vários lugares do mundo. Porém, reafirma que por outro lado o consumo do lado do varejo, ou seja, o consumo doméstico, vem aumentando.

Para a Organização é necessária uma análise mais aprofundada, em particular o efeito do lado da oferta da pandemia do covid-19, para entender o impacto geral no setor cafeeiro global e em todos os atores da cadeia de valor global. Esses efeitos serão avaliados em edições futuras da série Coffee Break da OIC.

Para conferir a edição clique aqui

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures