FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Oeste da Bahia recebe selo de Indicação de Procedência

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/08/2019

0
0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou ontem (19) a versão atualizada do Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, produzido em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O mapa traz quatro novos produtos, incluindo o café verde do oeste da Bahia, que recebeu o selo de Indicação de Procedência, assim como derivados de Jabuticaba de Sabará (MG) e Cacau de Tomé-Açu (PA). A Banana de Corupá (SC) recebeu o selo de Denominação de Origem.

A indicação geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local se torna conhecido, ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve à sua origem.

A área geográfica delimitada abrange os terrenos com altitudes a partir de 700 m dos municípios: Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Catolândia, Baianópolis, Correntina, Jaborandi e Cocos.

Outros produtos consagrados em versões anteriores do Mapa são os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos (RS), o camarão da Costa Negra (CE) e o mel de Ortigueira (PR), que detêm o selo de Denominação de Origem (DO). As rendas de Divina Pastora (SE) e do Cariri (PB), assim como as cachaças de Paraty (RJ), Salinas (MG) e Abaíra (BA), o artesanato em estanho de São João Del-Rei (MG), as opalas e joias artesanais de Pedro II (PI), o mel do Pantanal (MT/MS), a própolis vermelha dos manguezais de Alagoas (CE) e as panelas de barro de Goiabeiras (ES) têm a Identificação de Procedência (IP).

Distribuídas por todas as regiões brasileiras, as Indicações Geográficas foram definidas pelas próprias associações, sindicatos e cooperativas de produtores locais e estão certificadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Selo de Indicação Geográfica do INPI é regulamentado pela Lei da Propriedade Intelectual n.º 9.279 e pode assumir dois modelos: Indicação de Procedência (IP) – artigo 177, e Denominação de Origem (DO) – artigo 178.

Clique aqui e confira o Mapa atualizado.

As informações são do IBGE.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.