ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Número de hectares de cafés plantados na Colômbia diminui

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/12/2018

0
0

A Federação Nacional dos Cafeicultores está preocupada com a diminuição da quantidade de hectares de café plantados nos últimos dez anos. Até o momento, apenas 890 mil podem ser contados, enquanto que em 2008 o número foi de pouco mais de um milhão.

O sudoeste foi a área com o maior número de hectares e mudas de café plantadas anos atrás, mas isso diminuiu ostensivamente. A razão fundamental do porque a cultura do café foi perdida é o turismo.

"Quindío é talvez o exemplo mais claro. O café foi substituído por outras atividades, sendo algumas delas mais lucrativas do ponto de vista agrícola ou são projetos de habitação e turismo", disse Roberto Vélez, gerente geral da Federação.

A cidade de Pereira é outra área com forte impacto, passando de 15 mil hectares, há 30 anos, para apenas quatro mil atualmente. Para combater esse tipo de situação, a Federação implementará experiências turísticas, como o parque Panaca. "Com o turismo de café nas áreas cafeeiras, temos a experiência de possuir o parque de café, que já chega a quase um milhão de visitantes", explicou Vélez.

As pessoas que realizam a colheita do café também não são os camponeses da área. Os migrantes venezuelanos são aqueles que trabalham nessas atividades na maioria das áreas de produção de café do país.

Atualmente, Antioquia produz dois milhões e cem mil sacas de café e o país em geral 14 milhões. Para o gerente, o problema também pode ser combatido com um produto melhor.

As informações são da Rádio Caracol / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.