Nota de falecimento: Sr. Fernando Aguiar Paiva, da Fazenda Cachoeira

Sr. Fernando faleceu aos 95 anos e deixa um legado para a história de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Às 23h desta segunda-feira (15) faleceu, em Belo Horizonte, aos 95 anos, Fernando Aguiar Paiva, que deixa um legado para a história de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas. Ele foi um grande visionário no setor cafeeiro local e tendo sido um desbravador no cultivo e comercialização do grão. Em sua trajetória como produtor de café, gerou milhares de empregos.

Figura 1
Fernando Paiva ganha o 2º  lugar no 1º  Café Gourmet

Foi também prefeito de Santo Antônio do Amparo e teve importância na criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador, onde era reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho junto ao Haras do Café, na Fazenda Cachoeira.

A Fazenda já está na sua 5ª geração em uma tradição de produção de cafés especiais, atrelada aos meios produtivos mais sustentáveis de produção com o cultivo de grãos orgânico.

Figura 2
Fernando Paiva recebe a 1ª comitiva Encontro SCAA - Fazenda Cachoeira, 1992

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) conta com um livro em homenagem aos seus 25 anos, completados em 2016. Sr. Fernando, como um dos fundadores, concedeu um depoimento:

Hoje com 90 anos orgulha-se de sua trajetória como precursor dos cafés especiais no Brasil. Cafeicultor e exportador também representou entidades de classe da agricultura como presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), da Federação Brasileira dos Exportadores de Café (Febec) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Durante sua trajetória sempre foi reconhecido por sua dedicação à produção de grãos de qualidade. Pioneiro, desde a década de 1950 preparava cafés despolpados na Fazenda Cachoeira, onde nasceu e desenvolveu seus trabalhos. Há 25 anos, visitou a feira de cafés especiais dos Estados Unidos e constatou a falta de uma referência aos grãos do Brasil. De volta ao seu País, fundou a BSCA em conjunto com outros produtores.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.