ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

No Coffee Summit economista Gustavo Franco fala em otimismo moderado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Mariana Proença

Em celebração aos 20 anos do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a instituição realizou a 8ª edição do Coffee Summit. Com a presença de 30 entidades do setor cafeeiro, Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé, destacou na abertura a importância de trazer temas relevantes para o debate em um setor que tem conseguido “resultados fantásticos” caminhando para recorde histórico no ano safra 2018/2019.

As exportações de café brasileiro chegaram até agora em 34 milhões de sacas, aumento de 30,4% em relação à mesma base comparativa do ano anterior, quando o país embarcou 26,1 milhões de sacas.

Este ano o tema do Coffee Summit foi Cafés do Brasil: Qualidade com Sustentabilidade. Abriu o evento a palestra do economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Franco, com o tema “Economia do Novo Governo”. Franco declarou que, caso haja a aprovação da Reforma da Previdência será possível ver um “segundo semestre com a economia mais alegre e que virá, assim, a recuperação da confiança. Caso, contrário, será difícil”.

Segundo ele, esse início com a “execução abaixo do esperado na política econômica” foi ocasionado por atrasos na “nova equação política parlamentar que demorou um certo tempo e produziu ruído e sensação de que não ia funcionar”. Isso, segundo ele, leva as pessoas a colocarem o pé no freio até a “situação clarear”.

Outro ponto apontado por Franco é o desafio administrativo gerencial do Ministro da Economia Paulo Guedes que, segundo ele, é pouco falado. “Transformar os cinco ministérios e mais a Petrobrás numa estrutura gerencial capaz de produzir decisões, sugestões, medidas e pacotes”. Segundo Franco, o Ministério da Economia se organizou em sete secretarias e, cada uma delas, tem um tamanho de um ministério do jeito antigo e debaixo dela uma quantidade de técnicos de boa qualidade. “O desafio é organizar essas secretarias e secretarias especiais e colocar todas no mesmo nível e evitar desbalanceamentos”.

Franco também reforçou que “No Banco Central as coisas estão arrumadas há muito tempo, felizmente. Foi uma transição tranquila e inclusive a agenda continua a todo o vapor. Deve ser anunciado em breve algo de “regras cambiais” para que o Real fique mais conversível do que no passado.”

China e Estados Unidos

No panorama internacional, Franco destacou a guerra comercial entre Estados Unidos e China. “De um lado o modelo de democracia liberal Ocidental no seu esplendor e de outro lado o capitalismo de estado hipercompetitivo e mercantilista do Oriente. Dois modelos bem-sucedidos” Segundo ele, a China “cresceu extraordinariamente nos últimos anos e está destinada a ser a maior economia do mundo e já ameaçando a liderança americana em vários setores e de várias maneiras”.

“Talvez ameaçando mais o imaginário do que seja o jeito de produzir o progresso econômico. Essa rivalidade é difícil explicar como começou. Foi escalando de um jeito inesperado até que começaram a haver essas análises mais estruturais desse choque conceitual de dois modelos econômicos. Isso é ruim para a economia global”.

Para Franco a briga entre os dois países “dificulta o nosso o movimento”, se referindo à economia do Brasil. Mas, mesmo assim, revelou estar “moderadamente otimista” em relação à economia.

O Coffee Summit, do Cecafé, foi realizado ontem, 29 de maio, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures