ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Município de Rondônia aprimora produção de café especial

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo o governo de Rondônia, o município de Vilhena tem se destacado na produção de café especial, passando por diversas transformações na área de produção agrícola. Além de Vilhena, setores públicos como Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Prefeitura Municipal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e iniciativa privada também estão empenhados para transformar todo o Cone Sul, que abrange sete municípios referência na produção de café especial, segmento tão importante para a economia do estado

Vilhena desenvolve há três anos o projeto de produção de café especial, iniciado pela Seagri, e acompanhado pela Emater. O município recebeu 25 mil mudas no ano de 2017, que estão com resultados positivos. Dentre os produtores que receberam as mudas, acompanhados pelos técnicos da Emater-Vilhena, ao se inscreverem no Concurso de Café Robusta do País, o Concafé, as plantas com apenas dois anos de plantio alcançaram pontuações acima de 81 pontos.

“A cafeicultora Maria Aparecida Barbosa conquistou uma pontuação de 81,93 e o produtor João Batista Chagas foi avaliado com uma pontuação de 81,60 no Concafé de 2019, onde ambos com tiveram seus cafés classificados como café especial. E com produtividades acima de 83,3 sc/há em plantas com apenas dois anos de plantio”, conta o engenheiro agrônomo da Emater-Vilhena, Maciel Lemos.

De acordo com o secretário Estadual de Agricultura, Evandro Padovani, um dos grandes pontos positivos do município é a altitude de 600 metros acima do nível do mar e, por ser considerado o Portal da Amazônia, conta com temperatura média anual de 25,8 °C e pluviosidade variando de 1.930 a 2.043 mm/ano.

“Tais características proporcionam à planta um alto desenvolvimento na sua arquitetura da copa e sistema radicular. As temperaturas mais amenas e dias bem ensolarados coincidem justamente com a época do amadurecimento das frutas do café robusta, que, com isso, tarda um pouco mais o amadurecimento e tem uma maior absorção de carboidratos nestes frutos, tornando as nossas frutas mais adocicadas, quando comparadas com as frutas das demais regiões produtoras do estado”, explica Padovani.

Outro fator é que boa parte do município está no bioma de Cerrado, mesmo na região amazônica brasileira, áreas onde estão sendo cultivadas as plantas do canéfora (robusta), dando uma característica única para o robusta de Rondônia. Com essas características próprias do município, não foi possível enquadrá-lo na Identificação Geográfica (IG), criada em Rondônia para o robusta. A partir daí, denomina-se o café do município de Vilhena como Café Robusta do Cerrado Amazônico.

A Emater-Vilhena, juntamente com o Ifro de Colorado do Oeste, iniciaram trabalhos científicos voltados a arranjos na avaliação da adaptabilidade e estabilidade fenotípica, genótipo e outras características de interesses agronômicos para selecionar os melhores desempenhos para a região do Cone Sul do estado.

“Há três anos aceitei vir para Vilhena a trabalho e uma das responsabilidades que me deram era implantar o café em um município que não tinha nenhuma tradição e que era, até então, reconhecido como um local inadequado para a produção de café robusta. Implantamos essas lavouras e hoje estamos com um plantio de mais de 52 hectares de café robusta clonal, arábica. Os produtores estão satisfeitos e já participam de concursos importantes como o Concafé”, concluiu Maciel Lemos.

As informações são do Secom Governo do Estado de Rondônia.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures