Mudanças climáticas podem afetar próxima safra

Segundo o presidente do CNC, Silas Brasileiro, excesso de chuvas em maio é ponto de interrogação sobre a qualidade dos cafés

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, afirmou ao Dow Jones Newswires que a safra brasileira de café arábica em 2020 será menor ainda do que se espera, por conta do clima desfavorável em 2019.

Neste ano, o preço do café arábica atingiu o menor nível em mais de dez anos e ainda está muito baixo, refletindo safras cada vez maiores nos principais países produtores. As exportações recorde do Brasil ajudaram a pressionar as cotações nos mercados mundiais.

O baixo preço no mercado global resulta em produtores com menos recursos para investir em fertilizantes e outros insumos para cuidar das plantações, o que vai reduzir a produtividade nos próximos anos. "Em 2019, os pés de café não foram bem cuidados, porque os agricultores não têm recursos para isso. Se você olhar para a América Central, Colômbia, África, é a mesma situação em todo lugar", afirmou Silas.

O presidente do CNC não quis fazer uma projeção para a colheita em 2020, mas disse que a produção será menor, visto que ano passado o Brasil teve sua safra recorde de 47,5 milhões de sacas de café arábica, um aumento de quase 10% em comparação a 2016. Para alguns analistas, a safra pode ser ainda maior em 2020, e esse é um dos fatores que estão pesando sobre os preços este ano. "A possibilidade de geada neste fim de semana poderá afetar o próximo ano", afirmou o consultor Guilherme Ferreira, da INTL FCStone.

Segundo Silas, o clima desfavorável é preocupante para os grãos, já que parte do Brasil teve temperaturas altas no fim de 2018 e no começo de 2019, e as chuvas fortes em maio também terão um impacto negativo sobre a nova safra.

O presidente da CNC também afirmou que outros países produtores, com exceção do Brasil, precisam impulsionar o consumo doméstico para dar suporte aos preços. Segundo ele, recursos do governo podem ajudar os produtores no curto prazo, mas provavelmente vão estimular a produção mais à frente, o que pressionaria ainda mais as cotações.

As informações são do Dow Jones Newswires.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

luiz salutti
LUIZ SALUTTI

GARÇA - SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 04/07/2019

Dr Silas, faz declarações agora que o mercado já assimilou, e meses atras quando precisávamos de alguém de peso que falasse ao mercado sobre esse cenário e que o setor produtivo já visualizava mas não tinha credibilidade, para não deixar o preço cair a níveis insustentáveis, o Dr Silas ficou caladinho e agora aparece como o descobridor da roda. Precisamos de representantes que não tenham medo nem rabo prezo e que falem ao mercado o que o setor produtivo enxerga e sente. esses oportunistas já não nos convêm e tira nossa credibilidade de acreditar que temos gente seria lutando por nos, ja esta na hora de fazermos uma renovação dessa categoria.