ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudanças climáticas podem afetar próxima safra

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/07/2019

1 MIN DE LEITURA

1
0

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, afirmou ao Dow Jones Newswires que a safra brasileira de café arábica em 2020 será menor ainda do que se espera, por conta do clima desfavorável em 2019.

Neste ano, o preço do café arábica atingiu o menor nível em mais de dez anos e ainda está muito baixo, refletindo safras cada vez maiores nos principais países produtores. As exportações recorde do Brasil ajudaram a pressionar as cotações nos mercados mundiais.

O baixo preço no mercado global resulta em produtores com menos recursos para investir em fertilizantes e outros insumos para cuidar das plantações, o que vai reduzir a produtividade nos próximos anos. "Em 2019, os pés de café não foram bem cuidados, porque os agricultores não têm recursos para isso. Se você olhar para a América Central, Colômbia, África, é a mesma situação em todo lugar", afirmou Silas.

O presidente do CNC não quis fazer uma projeção para a colheita em 2020, mas disse que a produção será menor, visto que ano passado o Brasil teve sua safra recorde de 47,5 milhões de sacas de café arábica, um aumento de quase 10% em comparação a 2016. Para alguns analistas, a safra pode ser ainda maior em 2020, e esse é um dos fatores que estão pesando sobre os preços este ano. "A possibilidade de geada neste fim de semana poderá afetar o próximo ano", afirmou o consultor Guilherme Ferreira, da INTL FCStone.

Segundo Silas, o clima desfavorável é preocupante para os grãos, já que parte do Brasil teve temperaturas altas no fim de 2018 e no começo de 2019, e as chuvas fortes em maio também terão um impacto negativo sobre a nova safra.

O presidente da CNC também afirmou que outros países produtores, com exceção do Brasil, precisam impulsionar o consumo doméstico para dar suporte aos preços. Segundo ele, recursos do governo podem ajudar os produtores no curto prazo, mas provavelmente vão estimular a produção mais à frente, o que pressionaria ainda mais as cotações.

As informações são do Dow Jones Newswires.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ SALUTTI

GARÇA - SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 04/07/2019

Dr Silas, faz declarações agora que o mercado já assimilou, e meses atras quando precisávamos de alguém de peso que falasse ao mercado sobre esse cenário e que o setor produtivo já visualizava mas não tinha credibilidade, para não deixar o preço cair a níveis insustentáveis, o Dr Silas ficou caladinho e agora aparece como o descobridor da roda. Precisamos de representantes que não tenham medo nem rabo prezo e que falem ao mercado o que o setor produtivo enxerga e sente. esses oportunistas já não nos convêm e tira nossa credibilidade de acreditar que temos gente seria lutando por nos, ja esta na hora de fazermos uma renovação dessa categoria.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures