ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa apresenta Selo de Indicação Geográfica para café robusta das Matas de Rondônia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou, durante a Feira do Agronegócio Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, o Selo de Indicação Geográfica para o café robusta das Matas de Rondônia, como exemplo de agregação de valor aos produtos regionais. O processo de IG já foi concluído no Ministério e está em análise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Essa IG poderá ser a primeira de uma variedade de café sustentável da região amazônica.

Segundo a coordenadora-geral de Mecanização, Novas Tecnologias e Recursos Genéticos do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro), Sibelle de Andrade Silva, as dez novas cultivares do café das Matas de Rondônia já estão registradas no Ministério e contaram com o trabalho da Embrapa em seu desenvolvimento.

"As plantas estão disponíveis em viveiros credenciados e podem atingir alta produtividade de 80 sacas por hectare, com irrigação chegam a 100 sacas/hectare. Hoje, a média do estado gira em torno de 30 sacas. As novas variedades incrementam em muito o rendimento da lavoura, podendo triplicar a produtividade na região", explica Sibelle. 

Os robustas amazônicos são o resultado de mais de quatro décadas de interação entre genética, ambiente e manejo. Os pesquisadores da Embrapa caracterizam os robustas amazônicos como bebidas de sabor e aroma agradáveis, com doçura e acidez suaves, corpo aveludado e retrogosto (sabor que fica na boca após o consumo) marcante. São cafés que têm características que lembram castanhas, chocolates e frutas secas, e seu amargor, quando presente, lembra nibis de cacau.

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri/RO), em parceria com a Embrapa Rondônia e apoio de várias instituições do estado, disponibilizou a cartilha Robustas Amazônicos – Estratégias para a safra 2020, com recomendações de boas práticas agrícolas na produção dos cafés robustas para otimizar o rendimento dos grãos e melhorar a qualidade da bebida, incluindo estratégias de prevenção contra o novo coronavírus. A publicação traz especificamente orientações sobre colheita, pós-colheita, secagem e armazenamento dos Robustas Amazônicos.

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures