ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Levantamento da Emater-MG destaca que 156 mil hectares de café foram afetados pelas geadas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Após as geadas ocorridas na semana passada, a Emater-MG realizou um levantamento das lavouras e dos municípios que participaram da pesquisa, sendo 77,8% no Sul de Minas e 21% no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O relatório estima que a geada afetou, aproximadamente, 156,3 mil hectares, o que corresponde a 17,2% da área ocupada com cafeicultura na região abrangida pelo levantamento.

Em todos os municípios afetados pelas baixas temperaturas, os técnicos da Emater-MG orientam e auxiliam os produtores rurais para lidar com os impactos negativos das geadas, sobretudo para produtores cuja atividade possui financiamento bancário, acompanhado de seguros em caso de intempéries climáticas.

Cerca de 9,5 mil produtores tiveram áreas de cafeicultura atingidas pela geada e aproximadamente a metade desses cafeicultores precisará recorrer a crédito ou seguro rural para fazer frente aos danos constatados.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, informou que a empresa está unida aos demais órgãos e entidades vinculadas à agricultura nos esforços em busca de suporte a todos os produtores rurais. Na última terça-feira (27), foram iniciadas também pesquisas sobre os prejuízos em outras culturas, como hortaliças e frutas.

De acordo com o diretor, serão promovidas ações conjuntas para auxiliar os produtores a superar essa situação difícil provocada pela onda de frio no estado: “Já estamos disponíveis para fornecer os laudos necessários, tanto para os prefeitos decretarem estado de calamidade, e também para os agricultores terem o respaldo na liberação de seguro rural e financiamento para a recuperação das lavouras. Além disso, os técnicos estão fornecendo todas as orientações numa força-tarefa para que os produtores possam retomar suas atividades, em especial na cafeicultura, que responde pela maior parte do Produto Interno Bruto da agropecuária no estado de Minas”, completa.

Novas geadas

Os produtores rurais de Minas Gerais devem se preparar para uma nova onda de baixas temperaturas e formação de geadas a partir desta quarta-feira (28). A informação é do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). De acordo com o alerta, a onda de frio intenso afetará com mais intensidade as mesorregiões do Sul de Minas, Triângulo Mineiro, centro/sul das regiões Central e Metropolitana, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

A previsão é que 541 municípios mineiros registrem de 10ºC até temperaturas negativas, com formação de geadas moderadas a fortes. Os modelos meteorológicos de previsão de tempo apontam para a ocorrência de temperaturas negativas de forma generalizada no Sul de Minas e Campo das Vertentes nas madrugadas dos dias 30 e 31 julho, o que deverá provocar geada de média a forte intensidade nessas mesorregiões.

“A geada também deverá ser observada em áreas do Triângulo Mineiro, sul da região Noroeste e Central entre os dias 29 e 31 de julho. O dia 29 encontra-se como o mais seco dentro do período proposto deste aviso, aumentando a amplitude térmica e fazendo com que a madrugada posterior (30) seja a mais fria, com mínimas devendo marcar abaixo dos 7°C na mesorregião Metropolitana, inclusive na capital Belo Horizonte e Região Metropolitana”, informa o alerta meteorológico do SIMGE.

Cartilha

A Emater-MG elaborou uma cartilha para os produtores afetados pelas geadas. Uma das principais recomendações, neste momento de emergência, é se informar se a área atingida está coberta por seguro agrícola e não realizar nenhuma intervenção na lavoura antes da perícia técnica do profissional habilitado para avaliar os danos.

Para facilitar o levantamento dos prejuízos, é interessante elaborar um croqui (desenho), se possível com informações georreferenciadas dos talhões e áreas atingidas, além de registros fotográficos, de preferência com data. No momento não é indicado realizar nenhum trato cultural, como poda, recepa ou erradicação de plantas. Confira o conteúdo da cartilha aqui.

Para ter mais informações, os produtores podem procurar o escritório local da Emater-MG do seu município ou entrar em contato por meio dos telefones ou e-mails, disponíveis no site da empresa.

As informações são da Emater MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures