ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

La Niña 2020 pode atrasar florada no Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês para National Oceanic and Atmospheric Administration) é uma instituição governamental que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos e traz projeções que indicam chances de La Niña acima de 50% em 2020 e caso o fenômeno se confirme, pode impactar diretamente na produção mundial de café.

La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra

A empresa StoneX, que acompanha as principais commodities, fez um estudo especial sobre os possíveis impactos nas principais regiões produtoras de café do mundo. O analista de café da Stonex, Fernando Maximiliano, aponta que na Colômbia os impactos na produção seriam de uma baixa na qualidade do café. Segundo o analista, entre 2010 e 2011 o país já sofreu uma grande incidência de ferrugem, consequência de uma La Niña e o excesso de chuvas. Naquela época, apenas 30% das lavouras colombianas eram resistentes à ferrugem e houve uma quebra de safra expressiva.

Após o fenômeno, a Colômbia fez uma renovação nas lavouras e atualmente 83% delas já são resistentes ao excesso de chuva. Os volumes, no entanto, podem acabar resultando em uma produção de baixa qualidade, o que refletiria diretamente nos preços na Bolsa. "A Colômbia vem de uma safra muito boa, a do ano passado, em qualidade e quantidade e o mercado espera muito por esse café", afirma.

Em relação ao Brasil, Fernando destaca que o La Niña poderia atrasar a florada da safra 2021. "Se houver um La Niña, ele poderá acontecer durante um período em que a safra brasileira estaria progredindo entre períodos muito sensíveis a condições climáticas", comenta.

A preocupação, no entanto, é se acontecerem chuvas nos próximos dias e posteriormente ser registrado um atraso na estação chuvosa. "O maior risco para a produção brasileira de café durante os anos de La Niña é o potencial de um atraso no início das chuvas sazonais, que poderia ser uma florada mais tardia do que o habitual", afirma StoneX.

A consultoria explica ainda que após o período de dormência do ciclo de produção de café no Brasil, são necessários bons volumes de chuva para desencadear a florada dos cafezais.  Durante ela, temperaturas muito altas podem danificar os botões. Após a florada, a formação dos frutos também pode ser prejudicada por altas temperaturas e estresse hídrico. No final do ano, o ciclo cafeeiro no Brasil estará na fase de crescimento dos frutos, muito sensível a um déficit hídrico.

As informações são do Notícias Agrícolas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures