ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Irmãs divulgam cafés cultivados na Uganda e trabalho feminino na produção do grão

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Duas irmãs nascidas na Uganda e criadas nos Estados Unidos lançaram a Mutima Coffee, uma empresa de varejo on-line que oferece cafés de alta qualidade cultivados no país da África Oriental.

A região do Monte Elgon, no leste da Uganda, perto da fronteira com o Quênia, é a área específica de foco do café para Sheila e Sharon Kasasa, que buscam destacar os esforços dos pequenos agricultores na produção de cafés especiais arábica.

Como empresárias de terceira geração, agora baseadas na área de Washington D.C., as irmãs Kasasa estão particularmente motivadas a divulgar, cada vez mais, o trabalho das mulheres no nível agrícola.

“Muitas vezes encontramos disparidades de renda entre fazendeiros. Como mulheres, nossas experiências são fortemente influenciadas por outras mulheres, como nossa mãe e nossa avó. Gostamos de celebrar a feminilidade como um todo e, portanto, reservamos um tempo para destacar as mulheres agricultoras nas comunidades com as quais trabalhamos, além de destacar toda a comunidade”, explicou Sheila Kasasa.

A pré-venda do café torrado da Mutima teve início no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Em sua primeira semana, a empresa vendeu mais de 200 sacas de um café de origem única que eles chamam de Spiced Chai, por suas notas naturais de gengibre, cacau e melaço.

Café Mutima

O negócio do café é apenas um dos canais dos quais as irmãs Kasasa têm trabalhado para capacitar comunidades mais carentes em suas vidas pessoais e profissionais. “Embora a Mutima Coffee não busque lidar ativamente com a disparidade racial nas posições de propriedade das empresas dentro da indústria de cafés especiais, como indivíduos somos apaixonados por quebrar barreiras. Nossa marca é um reflexo de nosso trabalho individual”, disse Sharon Kasasa ao DCN. 

Nascidas com 11 meses de diferença em 1991, as irmãs eram pequenas quando seus pais se mudaram da Uganda para Maryland, em 1998. Mais tarde, Sharon Kasasa se apaixonou por cafés especiais enquanto estudava neurociência no Bowdoin College, enquanto Sheila Kasasa estudava ciências políticas na American University.

Imediatamente após a faculdade, Sheila lançou um programa de intercâmbio cultural que trouxe talentos para Uganda. Em 2017, ela fundou a FutureFIRST, uma organização com sede em Washington D.C. que trabalha para melhorar a posição socioeconômica das comunidades de cor, fornecendo treinamento e recursos aos jovens que podem levar ao empreendedorismo e carreiras em STEM.

Enquanto as irmãs concebiam o conceito do Café Mutima juntas, o negócio começou a tomar forma quando conheceram Robert Waggwa Nsibirwa, o planejamento e desenvolvimento econômico do Reino de Buganda, o maior dos reinos tradicionais da Uganda atual. Robert também faz parte do conselho de diretores da Uganda Coffee Federation e é CEO da Africa Coffee Academy.

A reunião com os Kasasas foi sobre o envolvimento do FutureFIRST em uma iniciativa de treinamento de jovens que Nsibirwa estava gerenciando, embora a conversa também tenha se voltado para o café.

“Como um verdadeiro aficionado por educação, fiquei imediatamente cativada pela ideia de lançar uma empresa de café que se alinha com a educação e o impacto social”, disse Sheila, observando que as conexões de café na Uganda agora estão sendo alavancadas para o empreendimento do café.

Atualmente, a Mutima Coffee é parceira de uma torrefadora. De acordo com as irmãs, mais cafés de origem única e uma bebida gelada pronta para beber estão em desenvolvimento. Elas esperam trazer a torrefação interna até o final deste ano. Em três anos, buscam expandir para obter cafés diretamente de agricultores em outros países africanos. 

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint