ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Instituto Agronômico de Campinas completa 134 anos com investimentos em novas tecnologias

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No último domingo (27), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) completou 134 anos. Com contribuição determinante em boa parte dos produtos alimentícios presentes no dia a dia do brasileiro, conta com diversas novas tecnologias para serem entregues aos setores de produção da agricultura nacional.

O Instituto é pioneiro na introdução e melhoramento genético da maioria das culturas agrícolas e incorpora novas ferramentas à sua programação científica, desenvolvendo e transferindo pacotes tecnológicos. As ações envolvem, além do melhoramento genético convencional, genomas e prospecção de genes, transformação genética por transgenia, cisgenia e, mais recentemente, por edição de genomas.

"Ciência requer estratégia a longo prazo e execução diária em consonância com as oportunidades atuais e preparação para os desafios futuros. Por isso são fundamentais a interação com os setores de produção e o conhecimento de suas demandas e realidades", afirma o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell.

Para o pesquisador e gestor, a bagagem científica presente no IAC capacita suas equipes na elaboração de projetos, de modo a criar bases para a sustentação da agricultura para as próximas décadas. "A tecnologia disponibilizada atualmente aos agricultores e indústrias foi desenvolvida há vinte anos; não se gera tecnologias agrícolas de um ano para outro porque dependemos, dentre outros fatores, do ciclo de vida das plantas", comenta. Apesar do avanço trazido pela biotecnologia, por exemplo, que acelera processos antes mais lentos, ainda são necessários anos e até décadas, como no caso do café, da seringueira e mesmo da cana-de-açúcar, para se chegar à conclusão de experimentos.

As atividades de pesquisa do IAC são conduzidas em parceria com os setores de produção, atendendo às demandas da indústria que se ligam às exigências dos mercados e dos consumidores, e às necessidades e peculiaridades dos agricultores dos diversos segmentos e regiões do Brasil.

Implantação de um ambiente de inovação e apoio a startups

A ação entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Prefeitura de Campinas, prevista no termo a ser assinado em 28 de junho de 2021, visa ao desenvolvimento conjunto de projetos de melhoramento e fortalecimento do ecossistema de inovação em Campinas e região, tendo por base a sede do IAC.

Espera-se promover a competitividade das empresas em alto nível estratégico, envolvendo o estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao surgimento de novos negócios para o agronegócio. As atividades devem também impulsionar a inovação e o empreendedorismo sustentáveis em Campinas, aproximando os ecossistemas do conhecimento compostos por instituições de ciência e tecnologia, universidades e empresas da região.

O protocolo a ser assinado não envolve a transferência de recursos financeiros ou materiais entre as partes. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e, a partir da publicação, terá início sua vigência, que se estende pelo prazo de 24 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

As informações são da Assessoria de Imprensa do IAC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures