ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indicação de Procedência do Campo das Vertentes abrange 17 municípios mineiros

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Em 14 de novembro de 2019, a Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes solicitou, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o reconhecimento para a Indicação de Procedência (IP), publicada em 24 de novembro de 2020. A IP valoriza a tradição da fabricação e o reconhecimento público de que o produto de uma determinada região possui qualidade diferenciada. O selo protege a relação entre o produto e sua reputação, em razão da sua origem geográfica específica.

A área de abrangência da IP Campo das Vertentes é constituída por 17 municípios mineiros: Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Conceição da Barra de Minas, lbituruna, Nazareno, Oliveira, Perdões, Ritápolis, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula, São João Del Rei e São Tiago. Pertencente em sua maior parte à Bacia do Rio Grande e em menor parte à Bacia do Rio São Francisco, banhada pelos rios das Mortes e Grande, a região possui uma extensão territorial de mais de 800 mil hectares com altitudes que variam entre 700 e 1.350 metros, o que lhe confere um clima ameno, com verão fresco e chuvoso, e inverno frio nas áreas mais elevadas.

O trabalho realizado para o reconhecimento da IP Campo das Vertentes contou com a contribuição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Embrapa Café, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Com o reconhecimento, o Campo das Vertentes torna-se a terceira região cafeeira de Minas Gerais a receber a Indicação Geográfica para o produto café. As demais são o Cerrado Mineiro e a Mantiqueira de Minas, ambas na modalidade Denominação de Origem.

As informações são da Revista Cafeicultura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures