ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Incaper realiza pesquisa sobre benefícios do café arborizado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2020

2 MIN DE LEITURA

1
0

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) busca ampliar os conhecimentos sobre o plantio de café arborizado e estuda a implantação de quatro Unidades de Pesquisa Participativa (UPP) no sul do estado e Caparaó.

A iniciativa faz parte de uma pesquisa intitulada Desempenho agronômico do cafeeiro em sistemas arborizados no Estado do Espírito Santo. O objetivo é avaliar como se comportam os cafeeiros de arábica e canéfora (conilon) e o desenvolvimento dos genótipos nesses consórcios.

O projeto prevê o início da implantação das UPPs ainda este ano em propriedades de agricultores nos municípios de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Iúna e Ibitirama. Com uso das metodologias de pesquisa participativa, será analisada a viabilidade socioeconômica do sistema pela percepção dos agricultores, com o objetivo de construir consórcios adequados e promover a difusão simultânea de resultados. Também serão avaliados na pesquisa fatores como atividades de trabalho, necessidade de mão de obra, reorganização do trabalho da família e percepção de vantagens na adoção do sistema.

Segundo Ricardo Eugênio Pinheiro, extensionista do Incaper e responsável pela implantação das UPPs, outro objetivo central é ampliar os conhecimentos ténicos-científicos de pesquisadores, professores, bolsistas, extensionistas e agricultores, com o envolvimento da rede de pesquisa em cultivos arborizados. Em meio à pandemia de Covid-19, a elaboração e organização do projeto precisou se adaptar para o andamento das ações. O extensionista acrescenta que os profissionais envolvidos realizam encontros virtuais periodicamente para o intercâmbio das informações técnicas.

A técnica de cafés arborizados consiste na junção do cafeeiro à árvore, o que traz benefícios como melhoria das condições do solo e maior longevidade da cultura. A redução da necessidade de capinas e o amadurecimento mais lento do fruto são outras vantagens que resultam na produção de grãos maiores e mais uniformes.

“Com o cultivo arborizado, os grãos podem se tornar de maior qualidade e, consequentemente, terem maior valor no mercado. O produtor tem o benefício de produzir um café melhor e mais rentável e o meio ambiente também ganha com as vantagens que a técnica traz para o solo”, destaca Ricardo.

O projeto de pesquisa é desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Além da implantação das UPPs, o projeto propõe outras quatro soluções para inovação: Gestão do Projeto, Sistema Agroflorestal (SAF) Pacotuba, Café Arábica e Juçara e Seleção de Genótipos.

As informações são do Incaper.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NABIH

VARGINHA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 13/07/2020

Gostaria de saber se não haverá concorrência de nutrientes pelas árvores sobre o café?????

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures