ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Havaí registra primeiro caso de ferrugem da folha do café em lavoura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A ferrugem da folha do café, doença altamente infecciosa das plantas que pode destruir as plantações cafeeiras, foi descoberta pela primeira vez no Havaí, de acordo com autoridades agrícolas estaduais.

O Departamento de Agricultura do Havaí (HDOA) e o gabinete do governador David Ige relataram a descoberta preocupante esta semana, depois que folhas de uma fazenda de café da área de Haiku, na ilha de Maui, foram enviadas ao HDOA há uma semana e mostraram sintomas da doença.

Ainda não se sabe como a ferrugem da folha pode ter atingido a ilha, já que o estado do Havaí mantém padrões estritos de quarentena para todos os novos cafeeiros. Segundo autoridades estaduais, os resultados dos testes preliminares da Universidade do Havaí, Faculdade de Agricultura Tropical e Recursos Humanos, identificaram o fungo em cafeeiros manejados e silvestres encontrados na área de Haiku. As amostras foram enviadas aos Serviços de Identificação Nacional do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para confirmação.

Identificado pela primeira vez na década de 1860 na África Oriental e no Sri Lanka, o patógeno Hemileia Vastatrix - que causa a ferrugem da folha ou “la roya” em espanhol - já percorreu todo o mundo cafeeiro. As infecções podem se espalhar rapidamente e as infestações de ferrugem têm a capacidade de destruir safras inteiras de café.

Os pequenos cafeicultores da América do Sul, América Central e México ainda estão se recuperando de uma devastadora epidemia de ferrugem que começou a se espalhar rapidamente por volta de 2012.

“Não se sabe, neste momento, como a ferrugem atingiu as plantas de café em Maui ou há quanto tempo a praga está lá”, disse Phyllis Shimabukuro-Geiser, presidente do HDOA, em um anúncio oficial sobre a descoberta na tarde de segunda-feira. “Agradecemos a assistência de várias agências que estão nos ajudando a determinar a extensão dessa infestação e como a ferrugem do café pode ter sido introduzida no estado”, completou.

As autoridades estaduais estão auxiliando os cafeicultores a ficarem atentos aos sinais de ferrugem, incluindo pequenas manchas amarelas que se desenvolvem nas folhas, e a contatá-los a qualquer momento.

“Embora existam fungicidas que possam ser usados ??para ajudar a controlar o fungo, um dos fatores-chave para qualquer programa de manejo de pragas são as boas práticas de saneamento”, afirmou o HDOA. “A poda regular e o treinamento do cafeeiro ajudam a prevenir o cultivo excessivo e a manter um campo saudável. Essas práticas ajudam a melhorar a circulação de ar e também a abrir a copa para permitir a cobertura adequada da pulverização de fungicida. Um bom controle de ervas daninhas é um fator importante, pois mantém baixa a competição por nutrientes vitais, reduzindo assim a suscetibilidade à ferrugem”, explicou o Departamento.

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures