ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guatemala: Cafeicultores enfrentam pressão crescente para migrar para EUA

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/02/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0

Os direcionadores da migração continuam sendo os suspeitos de sempre: mudanças climáticas, dívidas, preços e, em algumas partes do Triângulo Norte, a violência. Mas a pressão dessas forças está aumentando e é difícil ignorar sua natureza combinada quando você está lidando com elas de uma só vez. Os números concretos e as inúmeras características qualitativas parecem confirmar a hipótese de que a pressão sobre os cafeicultores da América Central está crescendo.

Para aqueles que estavam acompanhando as notícias antes das eleições de novembro nos Estados Unidos, provavelmente se deparou com a história da caravana de migrantes algumas vezes durante a sua leitura diária, e outra saiu de Honduras em janeiro. Embora essas caravanas não sejam incomuns, o tamanho de uma delas no outono pegou algumas pessoas de surpresa.

O que surpreendeu foi que antes da caravana, e na época em que o C-Price caiu abaixo de US $ 1 por libra, começou a ocorrer um lento êxodo de participantes do programa, familiares e amigos ou conhecidos na região, fazendo a viagem para o norte. Embora o preço tenha se recuperado um pouco, na semana passada, os agricultores de Zacapa e Chiquimula ainda recebiam apenas US $ 0,75 por libra pelo pergaminho na fazenda.

As decisões de migrar são decisões plurianuais. Não é tudo sobre o preço e não acontece da noite para o dia - isso se dá na complexidade de construir uma indústria sustentável ou uma cadeia de valor. A migração para os EUA é cara e perigosa. Implica deixar seus entes queridos para trás e não saber quando você poderá vê-los novamente. Tende a haver uma combinação de fatores - ferrugem do café, seca, preços - que levam o agricultor a tomar essa decisão. A literatura sobre economia da migração explora a complexidade desse processo de tomada de decisão.

Dívida/Preços
Os cafeicultores estão tendo mais dívidas do que outros agricultores. Os cafeicultores em programas de SRC tendem a ser mais dependentes de uma fonte de renda. Por exemplo, alguns produtores de grãos geralmente possuem redes internas de migração bem desenvolvidas e contam com fontes de renda não agrícolas. Isso significa que os cafeicultores são mais vulneráveis aos altos e baixos da produção e dos preços de mercado.

Para complicar, os cafeicultores dependem muito do crédito para fazer suas operações funcionarem, e isso se estendem por oito a nove meses do ano até o dia do pagamento durante a colheita do café. Num contexto em que geralmente não há seguros ou ferramentas sofisticadas de gestão de risco de preço, os agricultores podem estar em apuros quando os preços caem ao longo do ano, depois de terem já realizado a sua colheita em troca de um adiantamento de crédito.

Recentemente, um fazendeiro disse que, quando os sinais de preço chegaram até ele antes da colheita, ele sabia que só tinha uma opção: migrar. Ele chamou a decisão de “recapitalização”. Ele iria para os Estados Unidos construir algum capital, pagar dívidas e talvez investir em sua fazenda novamente. Em um ano médio, os cafeicultores têm uma relação dívida/renda de cerca de 50%. Nos últimos anos, esse número subiu com a dívida adicional e o custo de oportunidade da renovação da fazenda.

Por exemplo, um cafeicultor chamado Fernando, cuja proporção dívida/renda subiu para 75%, disse que geralmente deve cerca de metade de sua colheita ao intermediário que o financia nove meses do ano. No entanto, devido ao baixo preço do café, ele deve muito mais este ano. Calcula que vai acabar colocando cerca de US $ 600 no bolso depois que as dívidas anuais forem atendidas. Isso vai segurar sua família até cerca de abril.

Clima: Ferrugem/Seca
O surto de ferrugem do cafeeiro de 2012-13 dizimou fazendas, levando a quedas na produção de 20% em toda a região e a perda de 100 milhões de dólares de receita, incluindo meio bilhão apenas na Guatemala. Não tem havido um surto grave desde então, mas dada a natureza perene do café, os agricultores ainda estão lidando com as consequências do surto.

Muitos agricultores apostaram no café e começaram a renovar suas fazendas entre 2014 e 2016. Eles estavam apenas vendo essas plantas entrarem em operação no ano passado e neste ano. Houve otimismo, mas essa queda de preço ocorreu no pior momento possível para os agricultores que voltaram aos níveis de produção anteriores a 2012. Durante os meses de julho e agosto de 2018, os agricultores que recebiam informações precoces de quais seriam os preços desta safra (novembro a fevereiro) temiam que eles ficassem novamente no vermelho.

As informações são do dailycoffeenews.com / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures