Governo só libera estoques de café se preços subirem muito, diz Geller

Ministério da Agricultura volta atrás na decisão e afirma que não venderá estoques ainda porque agora "os preços não são tão altos a ponto de afetar a inflação"

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) voltou atrás e decidiu não vender mais os estoques de café do governo federal. A medida havia sido anunciada no Diário da União, no dia 21 de maio. (Leia mais)

O país poderia liberar alguns volumes dos seus estoques públicos de café no fim do ano se houver a necessidade de esfriar um aumento nos preços, mas não vai fazer qualquer movimento agora que os agricultores estão em processo de colheita, disse o ministro da Agricultura nesta segunda-feira.

O maior produtor e exportador mundial de café enfrentou uma seca devastadora em janeiro e fevereiro, o que levou os preços do arábica a máximas em mais de dois anos. Uma safra menor pelo tempo adverso deve corroer parte dos estoques brasileiros.

"Se os preços subirem muito, o governo poderia liberar um pouco do café apenas para controlar os preços no mercado interno", afirmou o ministro Neri Geller em entrevista à Reuters.

Falando no intervalo da sessão geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, ele disse que os níveis de estoques públicos e privados estão historicamente baixos.

"Não haverá nenhum movimento do governo agora, porque os produtores estão colhendo e nós não queremos afetá-los, e os preços não são tão altos a ponto de afetar a inflação", disse Geller.

Ele não deu um preço que poderia levar o governo a liberar os estoques, mas disse que vai monitorar o mercado.

Estoques de café públicos e privados do Brasil devem cair para 11,5 milhões de sacas de 60 kg em 1º de julho, 18 por cento abaixo do nível de ano antes, segundo avaliação da exportadora Comexim.

O governo do Brasil reduziu no início deste mês a sua previsão para a nova safra de café para menos de 45 milhões de sacas de 60 kg, reforçando as preocupações sobre o impacto da estiagem prolongada no início do ano.

A reportagem é da Reuters/ por Por Sybille de La Hamaide
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.