ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Garça (SP) lança cafés regionais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/10/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 18 de outubro, na cidade de Garça (SP), foi realizado o lançamento da marca Cafés da Região de Garça. Durante o evento um mini documentário foi exibido, em que resgata a história da cafeicultura na região, do início do cultivo no século XX até as lavouras atuais. Você pode assistir aqui.

Especialistas apontam que a cafeicultura na região de Garça foi a última a ser desbravada no estado de São Paulo. Até meados do século XIX, as áreas mais ao oeste eram chamadas de “sertões desconhecidos”. Foi no início do século XX que as primeiras fazendas de café foram formadas na cidade de Gália. Rapidamente, o café se expandiu na região. Em 1920, os trilhos da Cia Paulista chegaram até a região, levando prosperidade econômica e muitos imigrantes, dentre eles japoneses, espanhóis e italianos.

As gerações de cafeicultores que formaram a região foram sucedidas por empreendedores que fundaram cooperativas de café, dentre elas a Coopemar, em 1961, em Marília, e uma das maiores cooperativas de café do Brasil, a Garcafé, em 1962, em Garça. No ano seguinte, a Garcafé faria sua primeira exportação dos grãos e, em 1964, com Jaime Nogueira Miranda à frente, liderou um importante projeto de renovação da cafeicultura brasileira.

São 14 municípios da região de Garça, onde mais de 1.500 famílias se envolvem diretamente com a produção de café. O perfil é de pequenos e médios cafeicultores, com algumas grandes propriedades que se destacam pelo intensivo uso de tecnologia. A produção varia entre 600 mil a 1 milhão de sacas, de acordo com a bienalidade do café. A maioria dos cafés é processada através da seca natural, com destaque para o crescimento do cereja descascado nos lotes de cafés especiais.

As informações e fotos são do Coffee Insight.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures