ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fundação Procafé alerta para cenário caótico nas lavouras de arábica devido ao déficit hídrico

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2020

1 MIN DE LEITURA

0
1

As baixas precipitações, observadas desde a segunda quinzena de março até a segunda quinzena de outubro, já comprometeram severamente a safra de 2021. A esta altura é possível notar a ocorrência da terceira florada das lavouras cafeeiras e, assim como as anteriores, sob situação de déficit hídrico muito elevado. Uma frase muito usada na cafeicultura e que reflete a atual realidade é: “lavouras cafeeiras aguentam seca, o que não aguentam é pouca água”.

No ano de 2020, foi possível observar pequenos eventos de chuva no final de agosto, no final de setembro e em meados de outubro. Entretanto, ao que tudo indica, estas chuvas não foram suficientes para garantir a boa abertura e o pegamento das floradas, o que explica o caótico cenário observado nas lavouras de arábica do Brasil. Mesmo com baixas precipitações, atreladas ao tempo nublado, estas estimularam o desenvolvimento de pelo menos três floradas significativas e principais no Brasil.

De um modo geral, as floradas abriram nessa situação de déficit hídrico severo e, como consequência, houve intensa queima de botões florais e baixo pegamento das flores. Muito se ouve que há de se aguardar as chuvas do final de outubro e começo de novembro para saber o que acontecerá, entretanto, não: não é necessário aguardar mais nada, haja vista que as três principais floradas das lavouras cafeeiras já ocorreram e, em sua grande maioria, sob situação de estresse hídrico acentuado.

O que tem que ser mensurado de agora em diante é a quantificação das perdas. Sabe-se que em algumas regiões as perdas foram maiores e, em outras, menores, porém, no quadro geral, a produção de 2021, naturalmente menor devido à bienalidade negativa, está ainda mais prejudicada pela situação de déficit hídrico elevado associado às altas temperaturas verificadas nos momentos das floradas.

As informações são da Fundação Procafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures