ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FNC e Cenicafé publicam sequência completa do genoma da broca-do-café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC), por meio do Centro Nacional de Pesquisas do Café (Cenicafé), divulgou uma sequência completa do genoma da broca-do-café (Hypothenemus hampei).

Uma equipe interdisciplinar de cientistas do Cenicafé, em colaboração com pesquisadores da Purdue University, dos Estados Unidos, publicou este importante avanço na última edição da Scientific Reports, periódico on-line que faz parte da editora Nature.

O trabalho publicado conta com uma revisão por pares acadêmicos que respalda seu rigor científico e é de acesso aberto, o que ajudará a estudar e compreender melhor esse inseto nativo da África, presente na Colômbia desde 1988.

“São palavras maiores esta nova publicação do Cenicafé. É um verdadeiro marco, fruto de um esforço conjunto apoiado pelo Ministério da Agricultura da Colômbia, por meio do projeto genoma do café. Uma amostra do trabalho permanente da Federação em pesquisa e inovação para o bem-estar dos cafeicultores e a rentabilidade do setor”, explicou o gerente geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo.

A broca-do-café penetra nas cerejas e se reproduz no interior do grão, causando perda total e, em muitos casos, queda prematura dos frutos. Além disso, afeta a qualidade física do grão colhido e da bebida.

“As técnicas mais modernas foram utilizadas para decifrar as informações contidas nos cromossomos desse besouro, especializado em consumir exclusivamente o conteúdo do grão de café para sua sobrevivência e reprodução”, explica o Gerente Técnico da FNC, Hernando Duque Orrego.

A sequência completa do genoma da CBB, com seus 18.765 genes expressos, está disponível no banco de dados do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI) para consulta e uso de cientistas da Colômbia e do resto do mundo.

Nova ferramenta contra a maior praga do café

“A pesquisa publicada recentemente insere-se nas diferentes linhas de trabalho com as quais se buscam alternativas para reduzir o impacto da broca-do-café, a principal praga do fruto no mundo e uma das grandes ameaças à lucratividade da cafeicultura, dadas as atuais restrições ao uso de inseticidas nos países produtores e consumidores e os potenciais efeitos da variabilidade climática”, disse o diretor do Cenicafé, Álvaro Gaitán.

O CBB permanece 80% de seu ciclo de vida dentro dos frutos, onde a geração de fêmeas é 10 vezes maior que a de machos, o que torna seu controle muito difícil, ainda mais nos cafeeiros sem resistência natural ao inseto, o que tem impedido a produção de uma variedade resistente, como se fazia com as variedades resistentes ao fungo da ferrugem.

Com a estratégia do Cenicafé de se aprofundar no problema, o estudo do genoma da CBB permitiu caracterizar seus mecanismos de reprodução e como a praga busca o cafeeiro, o que dá novas pistas para o entendimento de seus mecanismos de determinação sexual.

Também abre a possibilidade de identificar o inventário completo de genes responsáveis ??pela atração olfativa do cafeeiro para o CBB, incluindo 191 responsáveis ??pela percepção e transmissão de odores e estímulos gustativos, que são mais ativados na fase adulta e não nas larvas.

Esses achados favorecem um melhor entendimento da biologia do inseto e de sua interação com o cafeeiro, e abrem novas formas de estudar e desenvolver métodos inovadores de manejo, que já possibilitaram avaliar estratégias de controle de pragas a partir da interferência de os mecanismos de busca de frutos por onde voou o inseto. Da mesma forma, a descoberta de genes específicos dos machos lança luz sobre o mecanismo de determinação do sexo, a fim de modificar o equilíbrio da reprodução no campo.

As informações são da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures