ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Floradas fora de época geram preocupação em lavouras do Sul de Minas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/06/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Apesar da queda acentuada nas temperaturas durante o fim de semana, não houve ocorrência de geadas nas regiões produtoras de café do País. O tempo foi predominantemente seco em todos os estados produtores, possibilitando um avanço nas atividades de colheita, que apesar das chuvas, está adiantada em relação à  safra passada. Este avanço no período se dá por conta das floradas irregulares que apareceram entre dezembro e janeiro, resultando em um processo acelerado de maturação dos grãos.

Em Santa Rita do Sapucaí (MG), por exemplo, as floradas seguem surgindo. Segundo a produtora Doroteia Renno, de Santa Rita do Sapucaí (MG), essa floração é uma combinação de fatores. “A chuva e o tempo mais quente que o normal fizeram com que o café despertasse antes da hora”, diz.


Foto: Doroteia Renno - Santa Rita do Sapucaí (MG)

Ela relata que essa situação, além de ser ruim para a safra atual, também é prejudicial para a próxima. “Minha preocupação é com a próxima colheita. Meu agrônomo disse que onde a flor abriu não nasce outra neste ciclo e as que abriram vão abortar, pois não terá clima propício para reter os frutos”, comenta, afirmando que muitos produtores do Sul de Minas também estão apresentando os mesmos problemas. “Estamos vendo isso na região toda. Café especial este ano vai ser muito difícil”.

Na região do Circuito das Águas Paulista, o fenômeno da florada prematura não está acontecendo com a mesma intensidade que em outras regiões, por conta de uma altitude maior e um clima mais ameno, ao contrário do município de Garça (SP), que tem altitude mais baixa e clima mais quente. “De qualquer forma, ainda não dá para prever a quebra em consequência deste fenômeno fora do tempo. É preciso aguardar a florada principal para se ter uma ideia real da quebra de produção”, explica o agrônomo Bruno Baldini, que assessora a produtora Lóris Ramos Heleno, do município de Amparo (SP).

Mas o que pode ser ruim para alguns, não é motivo de tristeza para outros. No Alto Caparaó, por exemplo, o cafeicultor Clayton Barrossa Monteiro explica que essa irregularidade na lavoura é algo comum. “A falta de uniformidade é uma característica do Caparaó. Já estamos acostumados a trabalhar com isso há anos, é nossa carta na manga”, diz.

Clayton, que faz uso da colheita seletiva, conta que o clima ajudou as lavouras tardias. “Choveu bem e deu sol durante todo o mês de janeiro, fazendo com que desse muita flor em fevereiro e março. Então vamos ter uma colheita super extensa”, relata. “Acredito que este ano esses cafés tardios vão estar em quantidade maior, o que é muito legal pra nós. Se dermos sorte de pegar um clima que dá para fazer essas colheitas sem perder muito, vamos ter uma quantidade legal de cafés especiais no fim do ano”.

Até a última terça-feira (28), a colheita de café no Brasil em 2019/2020 chegou a 22% da produção esperada, um total de 13 milhões de sacas, de acordo com os dados da consultoria Safras & Mercado.

Segundo informações da Somar Meteorologia, o tempo deve seguir firme nos principais estados produtores do País, com exceção para a região do Sul de Minas, no qual devem ocorrer pancadas isoladas de chuva a partir de sexta-feira. A expectativa é de uma semana típica do outono brasileiro com noites e madrugadas frias e tardes quentes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures