ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fevereiro e março são decisivos para a safra de café 2019/2020

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/02/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé apontam que o mês de janeiro foi marcado por um calor acima de 30 graus e chuvas abaixo da média, que podem impactar a safra cafeeira deste ano.

O primeiro mês deste ano está sendo comparado ao mesmo período de 2014, quando a falta de chuva e o calor excessivo impactaram a safra daquele ano. Em janeiro de 2019, tendo como referência a média histórica controlada pelo departamento da Cooxupé, choveu apenas 47% do esperado no Cerrado de Minas Gerais, 43% na Média Mogiana do estado de São Paulo e 41% no Sul de Minas. Somando essas três regiões, a média do volume de chuvas chegou a 43,2% em relação ao que deveria ter chovido.

O calor elevado também preocupa. De acordo com a média histórica, a temperatura elevou 1 grau em janeiro de 2014. Neste mesmo mês em 2019, a média histórica foi para 1,5 grau em toda área de ação da cooperativa. Além disso, os cafezais ficaram expostos a uma grande amplitude térmica, cujas temperaturas mínima e máxima registraram 14 e 36 graus. A associação destes fatores pode comprometer o metabolismo do cafeeiro, com intensidades diferentes, de acordo com as características de cada região.

A temperatura ideal para a produção do café arábica é de 18 a 23°. As principais causas de quebra de produtividade na cafeicultura vêm de temperaturas adversas e da deficiência ou excesso de água no solo. “As condições nas lavouras foram boas até dezembro de 2018, no entanto, a temperatura média em janeiro deste ano foi muito mais alta em relação aos anos anteriores. A cada grau acima de 24, a planta reduz em 10% a sua taxa fotossintética. Nos horários em que ficaram expostos às temperaturas máximas, os cafeeiros tiveram o seu metabolismo bastante reduzido. Chuvas e temperaturas adequadas a partir de agora são de fundamental importância para que a granação ocorra de maneira ideal, pois é nesta fase que ocorre a definição do peso do fruto”, explica o coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos.

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, acredita que ainda é cedo para falar em quebra de safra. “No momento não temos condições de mensurar o tamanho dessa possível quebra. O impacto será bem menor se as chuvas vierem em fevereiro e em março, portanto, são meses decisivos para nós. Estamos aguardando e torcendo por melhores condições climáticas”, afirma Paulino.

As informações são da Cooxupé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures