ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Federação de Cafeicultores da Colômbia apresenta máquina que otimiza 50% da colheita de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Resultado de vários anos de estudos e testes rigorosos em diferentes regiões cafeeiras do país, a Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) da Colômbia, por meio de seu braço científico, o Centro Nacional de Pesquisa Cafeeira (Cenicafé), apresentou a planta de corte Brudden DSC-18, que otimiza substancialmente a colheita do grão.

Um marco no setor cafeeiro mundial, este desenvolvimento tecnológico é o resultado do trabalho incansável da Federação para reduzir os custos de coleta por quilo de café cereja, exigindo menos trabalho e assim melhorando a rentabilidade dos produtores.

Com base em cálculos preliminares e medições rigorosas, incluindo a otimização do tempo, com a Brudden DSC-18, o cafeicultor pode coletar em média 50% mais café do que o método tradicional, o que significará um custo menor por quilo de café cereja colhida. Este aumento varia dependendo da habilidade do operador da máquina.

Exigir menos trabalho, especialmente em tempos de escassez, é uma grande vantagem da máquina para o produtor. Assim como o uso da tela no chão recentemente apresentado, os métodos inovadores de coleta colocados à disposição dos produtores pelo Cenicafé exigem novas práticas e cultura de trabalho para aproveitá-los ao máximo, o que inclui a retenção de passes de colheita e trabalho dos coletores de equipamentos, os chamados "pachas".

Ciência e tecnologia em benefício dos produtores
A Brudden DSC-18 é resultado do trabalho conjunto da equipe científica do Cenicafé, especialmente a disciplina da pós-colheita (que há anos tem se dedicado a otimizar métodos de colheita), e a equipe da empresa Brudden no Brasil, com mais de 35 anos de experiência na fabricação de equipamentos agrícolas do mais alto nível.

Nos últimos dois anos, os membros do Cenicafé e da Brudden dedicaram horas de trabalho, levando em consideração a topografia colombiana e a fisiologia da planta de café arábica, para que fosse oferecido um equipamento ideal, que reduzirá os custos de produção de café, onde a mão de obra é a variável mais importante.

O custo aproximado do novo equipamento é de 1.600.000 pesos (US$ 500,85) e será inicialmente oferecido pela Agrocafé. Levando em conta o ciclo de vida do equipamento, a economia de mão-de-obra e os menores custos de coleta compensarão amplamente o investimento inicial feito pelo cafeicultor.

Telas no chão e máquina multiplicam o volume de coleta
Na mesma linha de redução de custos de produção e aumento da lucratividade do cafeicultor, em agosto, a FNC entregou mais uma das inovações desenvolvidas pelo Cenicafé: as telas no chão, que aumentam a colheita de café entre 23% e 45%.

Na indústria cafeeira colombiana (cujas origens remontam a mais de 200 anos), a ferramenta mais utilizada para coletar café tem sido os "cocos", mas a escassez de mão-de-obra e a necessidade de melhorar a rentabilidade do produtor fizeram com que o Cenicafé direcionasse suas pesquisas nesse sentido.

As informações são da Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures