ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Etiópia busca exportar grãos de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0

Os etíopes reivindicam frequentemente o direito de se gabar de apresentar o mundo ao café. Uma lenda local diz que um pastor de cabras chamado Kaldi descobriu pela primeira vez o efeito estimulante do grão vermelho no século IX na região sudoeste de Kaffa, na Etiópia. No ano fiscal de 2018/2019, a Etiópia produziu cerca de 426.000 toneladas, exportando quase 4 milhões de sacas, mas o maior produtor de café da África tem poucas marcas produzidas localmente. Agora, com uma grande dispersão que introduziu as refeições etíopes no mundo e o crescimento doméstico que reintroduziu o país à economia global, o café etíope tem a oportunidade de aproveitar as tendências de consumo globais. Exportar uma cultura pode exigir alguma diluição.

Tomoca Coffee é talvez o primeiro experimento de Addis Ababa na comercialização desta cultura do café. Zewdu Meshesha comprou a torrefadora de uma família italiana em 1953 e manteve a sigla que deu ao café o nome de Torrefazione Moderna Café. Foi a primeira vez que o café foi torrado fora do ambiente doméstico e para convencer os clientes a parar, a família Meshesha teve que doar café, explica Kiroubel Seyoum, diretor de produção do grupo Tomoca.

Com a urbanização, as pessoas que agora moram em apartamentos tinham menos tempo para torrar e preparar seus próprios grãos, e a Tomoca capitalizou essa mudança cultural. A principal loja da marca está localizada no bairro histórico de Piassa, em Addis Ababa, um bairro que primeiro mostrou sinais de internacionalização com toques arquitetônicos gregos, armênios e, é claro, italianos. O café original é europeu de meados do século e o menu de bebidas ainda usa nomes italianos. O café em si é uma parte do café escuro oleoso torrado fabricado em lares etíopes, para uma marca “Familia” de torra média que também destaca o sabor do grão.

Hoje, a Tomoca tem seis pontos de venda ao redor da cidade, com o design de cada loja refletindo a mudança da cidade, como o bar do escritório ou o espaço da galeria. A Tomoca não tentou imitar o ritual histórico, mas prefere apresentar um sabor distinto ao mundo, servido em um estilo globalmente reconhecível. Os moradores ainda preferem a torra escura, mas se ajustaram à média fabricada por máquinas. As torras leves ligeiramente mais ácidas não são populares entre os etíopes, disse Seyoum. "Não gostamos do nosso café fraco", disse. "Nós comemos comida picante, então gostamos forte."

O Garden of Coffee também vende sua própria marca de café de fonte única, produzida em uma pequena torrefadora com grãos cultivados por cooperativas de mulheres agricultoras. Rápido para entender a busca de autenticidade do consumidor global, o Alemu’s Garden of Coffee também oferece teff wraps, feitos a partir do grão que pode ser o próximo superalimento mundial. É exatamente a história que atrairia clientes internacionais dispostos a pagar por marcas de origem ética.

As duas marcas são distintas por exportar seu café etíope para o mundo, com a Tomoca abrindo três lojas no Japão e o plano do Garden of Coffee para abrir 100 lojas na China até 2022. A Garden of Coffee está de olho no Canadá, enquanto Tomoca na Suécia e outras partes da Europa, onde os clientes já compram sacas de café torrado, disse Seyoum. Eles também podem considerar a expansão para os EUA, para aproveitar a conexão com uma grande comunidade.

Como grande parte do crescimento econômico da Etiópia, a exportação de sua cultura do café oferece um benefício para aqueles que já estão ligados à indústria, mas ameaça deixar para trás aqueles que construíram a cultura. A cultura do café ainda é muito parte do tecido de Addis Ababa, com cafés muito mais humildes ao redor.

As mulheres instalam barracas de café improvisadas em frente a restaurantes e outros pequenos negócios, torrando pequenos lotes de grãos no local. O que costumava ser uma maneira fácil das mulheres acessarem a economia informal poderia estar sob ameaça, já que a comercialização do setor requer um comércio mais formal. O que não ajuda são os produtores de café, que cansados da queda dos preços dos grãos e da mudança climática, tenham começado a cultivar khat, dificultando o acesso aos grãos.

Os estabelecimentos de café etíopes no Japão, China e outros lugares parecem estar distantes, mas eles têm o potencial de influenciar a indústria local, mudando o foco e= a cultura do consumidor doméstico. A perspectiva de capitalizar seu ritual histórico pode ser um benefício para a economia etíope, desde que não dilua a cultura doméstica.

As informações são do Quartz. Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures