Espírito Santo produzirá 13 milhões de sacas de café neste ano

Produção média por hectare será de 34,54 sacas

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Espírito Santo – segundo maior produtor de cafés no Brasil – deverá produzir um volume médio equivalente a 13,60 milhões de sacas em 2019, num intervalo estimado de 12,48 milhões a 14,73 milhões de sacas e numa área de produção estimada em 393,90 mil hectares. Obtendo, assim, uma produtividade média de 34,54 sacas por hectare.

Tal produção, se confirmada, corresponderá a 26% do total da safra dos Cafés do Brasil, a qual está estimada entre 50,48 milhões e 54,48 milhões de sacas, tendo como safra média o volume de 52,48 milhões de sacas de 60kg, numa área de produção de 1,84 milhão de hectares com produtividade média de 28,49 sacas por hectare.

Com isso, a produção do Espírito Santo será composta por 3,23 milhões de sacas de café arábica e 10,37 milhões de sacas de café conilon. A produção de café conilon do estado corresponderá a 68% da safra média nacional dessa espécie, que está estimada em 15,34 milhões de sacas.

Segundo o levantamento, os números da produção do café conilon capixaba ocorreu por conta das boas condições climáticas, utilização de melhores materiais genéticos para o cultivo e técnicas do sistema de produção, que proporcionaram boas floradas, aliadas à excelente recuperação das lavouras.

Nesse contexto, a expectativa registrada no 1° Levantamento da Safra de 2019 é de que a produção de conilon poderá ocorrer no intervalo entre 9,48 milhões e 11,27 milhões de sacas, o que sinaliza uma safra média de 10,37 milhões de sacas de 60kg.

O levantamento completo está disponível no site da Conab.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Carlos Alberto de Carvalho Costa
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/01/2019

Essa estimativa média de 10,37 milhões de sacas de café conilon caiu por terra hoje dia 29/01/2019 devido a estiagem e o sol escaldante que assola o nosso estado do ES. A quebra de safra do conilon deverá ser bastante significativa por motivos já citados anteriormente e principalmente na época de granação do nosso café.