ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espírito Santo celebra alta nas exportações do café canéfora e solúvel

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/01/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Relatório do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) aponta que o final de 2020 foi de sucesso para o canéfora (conilon), com um recorde histórico nas exportações chegando em 733 mil sacas, devido à valorização do dólar, aumento do consumo de café em casa em virtude na pandemia e maior competitividade em relação ao robusta do Vietnã.

O solúvel também apresentou bons resultados, alcançando o total de 382 mil sacas exportadas. Neste caso, além de todos esses aspectos, também contribuiu a tradição da indústria capixaba e a sua credibilidade junto aos clientes no exterior.

O desempenho do canéfora (conilon) é muito significativo para a cafeicultura capixaba, uma vez que, atualmente, essa variedade está percentualmente mais lucrativa do que o arábica, devido ao seu menor custo de produção. O resultado do solúvel também é bastante representativo, já que este produto industrializado possui maior valor agregado, sendo também mais lucrativo do que a exportação de café em grão.

As exportações totais do ano de 2020 foram de 6,4 milhões de sacas e representam o terceiro melhor volume da história das exportações de café pelo Espírito Santo, atrás apenas das marcas dos anos de 2002 (8,3 milhões) e 2015 (6,5 milhões). Em comparação com 2019, o crescimento foi de 11% em relação.

A exportação do canéfora (conilon), especificamente, teve um crescimento de 22% em relação a 2019, com um total de 4,8 milhões sacas exportadas. Já a exportação de solúvel, por sua vez, cresceu 12% em relação ao ano passado, somando 382 mil sacas exportadas. Em contrapartida, as exportações de arábica totalizaram 1,2 milhões de sacas, caindo 19% comparativamente a 2019, mesmo em um ano de bienalidade positiva, também em virtude da falta de chuvas.

Mesmo com os números positivos, o preço médio em dólar de uma saca exportada de conilon em 2020 foi o menor dos últimos 15 anos e, o preço do solúvel, o menor dos últimos 13 anos, uma vez que o dólar está muito valorizado frente ao real. Com isso, o preço equivalente em Reais tornou-se mais alto, o que valorizou ainda mais o resultado das exportações capixabas.

A receita cambial exportada de canéfora (conilon) cresceu 14% em relação a 2019 (saltando de 327 para 372 milhões de dólares) enquanto que a do solúvel subiu 5% em comparação com o ano passado (aumentando de 43 para 45 milhões de dólares). O arábica, por sua vez, registrou uma queda de 21% em relação a 2019 (caindo de 165 para 130 milhões de dólares). No total, a receita cambial acumulada em 2020 teve leve alta em relação ao ano passado, alcançando 547 milhões de dólares.

No geral, o ano de 2020 foi positivo para o produtor brasileiro, mesmo em meio à volatilidade e turbulência. O café arábica sustentou uma performance média positiva, começando um movimento de recuperação. No início do ano, a escassez da oferta de arábicas suaves provenientes da Colômbia e América Central, o atraso das floradas e o potencial de quebra da safra brasileira para 2021 criaram bolhas de alta nos preços dessa variedade, gerando um ambiente de volatilidade positiva.

Vale destacar também que a flutuação cambial do dólar foi fundamental para a performance dos preços de café ao longo do ano, uma vez que, além de garantir remuneração para o produtor, a alta da moeda americana melhorou a competitividade das exportações de café.

Por fim, ressalta-se o desempenho do arábica cereja fino (que em 2020 chegou a ser negociado acima de R$ 700 devido à carência de suaves no mundo) e o forte fluxo externo do canéfora (conilon), que atraiu compradores externos em virtude da valorização do dólar frente ao real.

As informações são do Centro do Comércio de Vitória.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures