ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espírito Santo aponta valorização nos preços do café em fevereiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), os preços de café no Espírito Santo, em fevereiro deste ano, valorizaram em média 31% em comparação com o mês de fevereiro de 2020. Analisando cada tipo em separado, as altas são de 33% para o café “duro”, 24% para o café “rio” e de 36% para o canéfora (conilon).

Comparando a variação neste ano, entre janeiro e fevereiro, as médias subiram 12% (duro), 8% (rio) e 3% (conilon). De um modo geral, os fatores que influenciaram o comportamento dos preços no mês de fevereiro foram a queda do nível de infecção por Covid-19 nos EUA (o que pode estimular o consumo, já que esse cenário é propício para a reabertura de restaurantes e cafeterias), oscilação dos preços, mercado especulativo e alta influência do câmbio.

No dia 22, o café “bebida dura” teve um aumento de 6% - a maior do mês -, refletindo a alta de 2,08% no dólar e de 5,95 usc/lb das cotações na Bolsa de Nova York. Tal variação nesse tipo de café teve como fatores preponderantes o otimismo em relação à demanda (em virtude da perspectiva de vacinação em massa nos EUA e na Inglaterra, o que conduz ao crescimento do consumo de café fora de casa).

Esse cenário é positivo para os preços, uma vez que há um choque positivo de demanda de café arábica bebida “dura”, remunerando melhor o produtor rural. O conilon, por sua vez, registrou sua maior queda do dia 1º para o dia 2 e sua maior alta do dia 19 para o dia 22. Apesar de registrar momentos de baixa, o mercado dessa variedade demonstrou suporte (como já era esperado).

A maior alta nos preços do canéfora (conilon) ocorreu em virtude do reflexo de exportação mais baixa do Vietnã no mês de janeiro (queda de 17,6%). Esse cenário também remunera melhor o produtor, em virtude de um choque negativo de oferta. No dia da maior alta do conilon, houve um aumento de 2,08% em relação ao dólar do dia anterior e de 48 usd/ton na Bolsa de Londres. O mês de maio/2021 passou a ser utilizado como referência, a partir de 23 de fevereiro, para as Bolsas de Nova York e Londres, por atualmente ser o de maior posição em aberto.

As informações são do Centro do Comércio de Café de Vitória.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures