ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Equipe campeã da maratona Hackathon foi anunciada na Expocafé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Expocafé, feira que aconteceu na semana passada em Três Pontas (MG), foi sede da Hackathon Cocatrel, maratona de desenvolvimento de tecnologias aptas a solucionarem problemas reais da cafeicultura. Durante 48 horas, 44 participantes, entre desenvolvedores de softwares, programadores, designers, administradores, empreendedores, além de profissionais, professores e alunos ligados às ciências agrárias, divididos em dez equipes, marcaram presença na jornada. Eles vieram de cidades como Lavras, Machado, Três Corações, Uberaba, Belo Horizonte e Varginha.

A iniciativa foi uma parceria da Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio do InovaHub, hub de startups localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé), com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). A Hackathon também contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Café/Consórcio Pesquisa Café) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), e é um desmembramento das ações propostas pelo programa de pré-aceleração Avança Café Lavras, que terá início no InovaHub a partir do dia 27 de maio.

Ao longo dos três dias, quinze mentores se revezaram e instruíram os participantes sobre diversas áreas, com destaque para negócios, cadeia produtiva do café e tecnologia. Foram expostos pela Cocatrel três problemas relacionados às seguintes necessidades: automatização de atendimentos na cooperativa, desafogando a demanda por atendimentos “humanos”; controle de atividades e facilitação do acesso a informações relevantes por cooperados residentes em outras cidades; e estabelecimento de uma política de fidelidade em benefício de cooperados/produtores.

“O grande diferencial da Hackathon foi que as equipes puderam pensar em tecnologias e soluções para os problemas apresentados pela Cocatrel inseridas em um ambiente onde tinham total acesso a produtores e aos diversos atores da cadeia. Ou seja, a Hackathon não serviu apenas para pensar em tecnologias isoladas, mas aplicá-las em atendimento às reais necessidades do setor”, pontuou o diretor InovaCafé/UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Junior.


Marco Valério Brito, presidente da Cocatrel, e Luiz Gonzaga de Castro Junior, diretor InovaCafé/UFLA

As equipes D4A, A4D, TerraByte, Coffee Makers, Samurai, FotoRobi, Grão Certo, EzDoc, Coffee’n’Code e Hackacafé foram recepcionadas pelas equipes da Ufla, Cocatrel, além dos representantes da Embrapa Café, o chefe geral Antônio Fernando Guerra e o jornalista e pesquisador Antônio Heberlê.

A banca avaliadora contou com Castro Junior (InovaCafé) e o time de Tecnologia da Informação, Comunicação e Negócios da Cocatrel. As equipes participantes, em sua maioria, apresentaram soluções para resolver mais de um dos problemas apontados. A grande vencedora da maratona foi a Coffee Makers, composta por representantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Três Corações. Segundo os critérios avaliativos, ela foi responsável por apresentar a solução mais palpável e em sincronia com o esperado pela cooperativa: um sistema automatizado de atendimento ao produtor. A premiação foi de R$ 5 mil.

Ao final do evento a Cocatrel deu início às tratativas para contribuírem na efetivação de algumas das soluções apresentadas. Além disso, todas as equipes receberam o “Golden Ticket”, passaporte que deu acesso à última etapa de seleção para participação no programa Avança Café.

Na ocasião, o chefe da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, anunciou mais uma premiação para os participantes do programa Avança Café: o direcionamento para etapa de incubação, nova fase para a consolidação de negócios que acontecerá em uma incubadora localizada em Brasília/DF, além de financiamento do projeto vencedor do programa de pré-aceleração.

As informações são da Ascom InovaCafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures