ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EPAMIG realiza curso sobre boas práticas agrícolas em Viçosa (MG)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/03/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

A semana passada foi de aprendizado para cerca de 60 cafeicultores da microrregião de Viçosa (MG), que participaram do curso sobre boas práticas agrícolas no manejo da lavoura cafeeira, apresentado por pesquisadores da EPAMIG e técnicos da regional da Emater-MG.

A atividade é parte do projeto Popularização do conhecimento técnico, científico e tradicional de práticas agroecológicas, coordenado pela EPAMIG e financiado pelo CNPq, que tem levado para todas as regiões do estado temas voltados à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, à segurança e à soberania alimentar, à redução do uso de agrotóxicos e ao desenvolvimento rural sustentável.

O curso foi realizado na Fazenda Boa Safra, localizada no município de Paula Cândido. A propriedade é considerada modelo de boas práticas em cafeicultura por empregar tecnologias adequadas à conservação do solo, bom aproveitamento da água, controle natural de pragas, entre outros. Os participantes percorreram a lavoura e aprenderam mais sobre a escolha das variedades de café, implantação da cultura, espaçamento, poda e pós-colheita, como a utilização da água residuária do processamento dos grãos, secagem e armazenamento. “Por ser uma cultura perene e principalmente por buscar resultados econômicos, o cafeeiro requer atenção; erros como utilização de mudas malformadas e implantação incorreta da lavoura acarretam prejuízos para o produtor”, ressalta o pesquisador Marcelo de Freitas Ribeiro, chefe da EPAMIG Sudeste e um dos responsáveis pelo curso.

A EPAMIG também lançou a publicação Boas Práticas Agrícolas no Manejo da Lavoura Cafeeira. “Queremos proporcionar a troca de experiências, levando conhecimento formal aos produtores e demonstrando que há tecnologias simples e métodos práticos que unem o desenvolvimento da lavoura à conservação do meio ambiente”, ressalta a coordenadora do Programa de Agroecologia da EPAMIG, Madelaine Venzon, uma das responsáveis pelo projeto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures