ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig atuou na caracterização ambiental do Campo das Vertentes

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 24 de novembro, a região do Campo das Vertentes obteve a Indicação Geográfica (IG). A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) atuou na caracterização ambiental do local, requisito necessário para dar entrada ao processo de IG. A pesquisadora Margarete Volpato, que atua no Laboratório de Geosolos da Epamig em Lavras, detalha algumas etapas do trabalho, iniciado em 2016.

"Após reuniões com a comunidade que tinha interesse na Indicação Geográfica, foi criada a associação que seria a responsável pela condução do processo. A partir daí começaram os trabalhos de campo para conhecer a cafeicultura da região e definir quais municípios participariam da IG. Além de um levantamento histórico para confirmar a tradição e a notoriedade dos cafés especiais da região", explica.

O trabalho de caracterização ambiental foi realizado em paralelo a esta fase. "Ao mesmo tempo em que foi realizado o levantamento histórico, começamos a fazer o levantamento ambiental, produzindo mapas com resultados da caracterização da localidade. Os mapas contemplavam municípios da região e seus vizinhos, áreas de café, relevo, clima e solo. E o cruzamento dessas informações, como o mapa de áreas de café com relevo. Ao final elaboramos o relatório que foi encaminhado ao INPI, órgão que aprova o registro da IG no Brasil", conta Margarete.

O pedido de Indicação Geográfica da região foi conduzido pela Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes (Acave) e apresentado no ano de 2019, com respaldo do trabalho técnico do Sebrae, da Epamig, da Emater-MG e da Embrapa Café. Com o reconhecimento, o Campo das Vertentes torna-se a terceira região de Minas Gerais a receber Indicação Geográfica pelo produto café, as demais são o Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas, ambas na modalidade Denominação de Origem.

Indicação Geográfica   

A legislação brasileira diferencia a Indicação Geográfica em duas modalidades: Indicação de Procedência (IP), nome geográfico de um país, cidade, região ou uma localidade de seu território, que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço, e Denominação de Origem (DO), nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designa produto ou serviço com qualidades ou características se que devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

A pesquisadora da Embrapa Café, Helena Alves, que integra a equipe do Laboratório Geosolos da Epamig em Lavras, destaca a importância da Indicação Geográfica na valorização da propriedade intelectual coletiva de determinada região. “A IG confere ao produto ou ao serviço uma identidade própria, uma vez que o nome geográfico estabelece uma ligação entre características e origem. Estes diferenciais se devem ao ambiente como um todo, condições naturais, fator humano e relações sociais, e cria um diferenciador entre aquele produto e os demais disponíveis no mercado, tornando-o mais atraente e confiável”, esclarece. 

As informações são da Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures