ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entre brasileiros, produtor das Matas de Minas vence Prêmio Ernesto Illy

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/10/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A noite do dia 4/10 foi de comemoração para o produtor Raimundo Dimas Santana, das Matas de Minas. O produtor foi o grande vencedor entre os três finalistas brasileiros, levando a 4ª edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy. O segundo e o terceiro lugar ficaram, respectivamente, para Maria D’Aparecida Vilela Brito, do Sul de Minas, e Ângelo Nascimento, do Cerrado Mineiro.

A premiação aconteceu nos Estados Unidos e na ocasião Raimundo foi representado pelo filho Raimundo Dimas Santana Filho. A família está há quarenta anos na Fazenda Santo Antônio, localizada em uma área privilegiada entre formações rochosas e topografia que auxilia na produção do café, com até 1.300 metros de altitude.

Com a vitória, o produtor representou o Brasil dentre nove países produtores que estavam na disputa: Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Ruanda. Cada uma das nações também passou pela mesma premiação, tendo o ganhador como representante do seu respectivo país nas categorias “Best of the Best” e “Coffee Lovers’ Choice”.

A competição contou com um júri de especialistas que escolheram o café da Sra. Philotée Muzika, da Estação de Lavagem de Café Ngororero, de Ruanda, como o grande vencedor do “Best of the Best”. Para a segunda categoria, os mesmos grãos passaram pelo júri dos consumidores, que também escolheram o mesmo café de Ruanda como o melhor café, conquistando também o troféu de “Coffee Lovers’ Choice”. Pela primeira vez na história do Prêmio, o mesmo lote venceu as duas premiações.

Processo de análise das amostras
As amostras de cada representante dos países participantes foram selecionadas após análise dos grãos arábica da safra 2017/2018 nos laboratórios de qualidade em Trieste, na Itália. Após isso, foram enviadas para Nova York, onde o júri determinou o “Best of the Best” depois de avaliações em três preparações diferentes: espresso, coado e cold brew. Já a votação para o “Coffee Lover’s Choice” envolveu consumidores em lojas illy pelo mundo todo e em uma sessão de degustações às cegas em Nova York, no dia 20 de setembro.

Sobre o Prêmio Internacional Ernesto Illy
Desenvolvido inicialmente no Brasil, o programa atualmente denominado Preêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso formou a base do Prêmio Internacional Ernesto Illy. Criado em 1991, direcionou a transformação da illycaffè em uma empresa que atualmente compra café de produtores que atendam aos padrões de qualidade da empresa, recompensando-os por isso. Mais de 1.500 produtores já foram premiados.

“Da semente de uma ideia que meu pai plantou no Brasil há quase 30 anos surgiu um movimento para propagar café sustentável de alta qualidade pelo mundo e, com isso, melhor reconhecimento, conhecimento e bem-estar dos produtores, parte mais importante em toda a cadeia produtiva do café. O Prêmio Internacional Ernesto Illy homenageia este legado, além de mulheres e homens que trabalham incansavelmente para dar o seu melhor ao mundo”, diz Andrea Illy sobre a premiação.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures