ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa lança e-book sobre mulheres de regiões produtoras de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/09/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Durante reunião da Organização Internacional do Café (OIC), realizada na última segunda-feira (17) em Londres, Reino Unido, ocorreu o lançamento da e-book Women in coffee in Brazil, um trabalho da Embrapa e a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), com apoio do Programa Coopergênero do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Itaipu Binacional, Solidaridad Network, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e Consórcio Pesquisa Café.

Mais de 40 autores colaboraram com a produção de cerca de 300 páginas e 17 capítulos, que descrevem a realidade nos cinco principais estados cafeeiros do Brasil: Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Rondônia. Os destaques foram as mulheres que trabalham em pequenas propriedades.

O livro reúne desde histórias de cafeicultoras que dedicam seus esforços no campo e no cultivo até o preparo do café para consumo nos mais diversos ambientes. A memória oral das trabalhadoras, que relembram parte de suas vidas vinculadas à cultura – em sua maioria localizada em pequenas propriedades – está em um dos capítulos da publicação e reflete a importância econômica, social e ambiental desse segmento.

No final do e-book foi inserido um questionário aberto aos leitores, cujas respostas serão recebidas por um sistema informatizado, com o objetivo de coletar sugestões e críticas para a segunda versão, já em fase de elaboração.

“Foi um trabalho de pesquisa colaborativo que evidencia a contribuição das brasileiras para que nosso País mantenha a liderança mundial”, disse a presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Josiane Cotrim. “Foi uma honra para mim participar deste momento que começou a ser construído em 2012 e que de lá pra cá resultou na construção de uma rede de contatos unida no mesmo objetivo que foi construir esse e-book”, explicou.

Só na região da América Latina e do Caribe, são 58 milhões de mulheres rurais, no Brasil, aproximadamente 15 milhões. Mas, apesar de contribuírem tanto com o desenvolvimento e a segurança alimentar, o relatório regional Nações Unidas Mulheres 2017, "Progresso das mulheres na América Latina e Caribe", aponta que elas enfrentam restrições, discriminação social e preconceito de gênero.

Mulheres no campo
Segundo dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), 18,6% das propriedades rurais do País estão sob a responsabilidade de mulheres. Cerca de metade delas trabalha em propriedades de 1 a 10 hectares, e 25% de 11 a 50 hectares.

Do total de um bilhão de pobres do mundo, estima-se que 70% sejam mulheres. Elas são proprietárias de menos de 1% das propriedades rurais do planeta. O Banco Mundial estima que mais de 500 milhões de pessoas dependam da atividade cafeeira para sobreviver. Dessas, 25 milhões são agricultores e boa parte vive em condições precárias. As mulheres enfrentam ainda outros desafios. Além da luta diária pela manutenção de um padrão respeitável de vida, sofrem com o problema da inequidade de gênero que prevalece em diversas regiões do planeta. (Fonte: IWCA Internacional)

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures