FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Embrapa inclui arábica no Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2019

0
0

Agora, a Embrapa contempla, em seu Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI), o café arábica. O SiBCTI procura classificar as terras segundo a interação de vários planos de informação, de modo que o ambiente seja avaliado de forma integrada, maximizando o manejo da agricultura irrigada. Já fazem parte do projeto a acerola, banana, cana-de-açúcar, melancia, uva e goiaba. “Pretendemos, ano que vem, incluir o arroz e, em 2021, a soja”, revela o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), Fernando Cezar Saraiva do Amaral.

O Sistema evita que terras que não possuem aptidão para irrigação sejam incluídas no processo produtivo, minimizando o impacto ambiental e perda de recursos financeiros. Ele também possibilita o uso racional da água, além de prevenir a salinização dos solos manejados, grave problema ambiental e econômico, principalmente no bioma semiárido.

A primeira versão do SiBCTI, lançada em 2005, foi resultado de cooperação entre a Embrapa e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf). Contou ainda com o apoio de diversas instituições e profissionais atuantes nas áreas de pedologia e irrigação. Sua criação foi necessária, buscando a evolução do antigo sistema às condições de solo, manejo e socioeconômicas nacionais.

Desde 2016, o Sistema conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O grupo de trabalho, liderado pela Embrapa Solos, deu início à terceira versão, ou simplesmente “versão nacional”. Nesta fase, são estudados todos os biomas nacionais onde se pratica intensamente a irrigação, com constante atualização.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação está disponível online aqui.

As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.