ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa cria sistema para analise da qualidade do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Durante a Semana Internacional do Café, a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) assinou um contrato de cooperação com a Embrapa Instrumentação de São Carlos (SP) para ajudar no desempenho do sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela Embrapa, que analisa a qualidade do café através do pó, antes do preparo, batizado de CoffeeClass.

O programa de computador tem como intuito analisar e reconhecer a qualidade do produto a partir do café que foi torrado e moído. Um microscópio foi adaptado a uma base escura, que elimina a entrada de luz externa. Ele amplia a imagem do pó e analisa a composição química e física do café, reconhecendo se ele é ou não um café de qualidade.

O sistema faz aquisição de imagens digitais e reconhece a qualidade da bebida, por tanto não é necessário preparar a bebida para avaliar a qualidade global do café.

O analista da Embrapa, Ednaldo José Ferreira, coordenou o projeto que recebeu o apoio de um consórcio que reúne 50 instituições ligadas à pesquisa, sendo a maior parte universidades. Foram quatro anos ensinando o programa de computador a diferenciar amostras de diferentes cafés.

Em entrevista ao portal de notícias G1, José afirma que a ideia é melhorar a qualidade do software e a inteligência artificial embutida nele, usando um novo conjunto de amostras que será enviado pela ABIC. “Esse conjunto deve representar o mapa de produtividade do café no Brasil”, contou.

As pesquisas apontam que o sistema pode ser útil em toda a cadeia produtiva do café. O produtor poderá saber se o que ele está colhendo é café gourmet. O setor de prova e classificação contará com uma ferramenta a mais de trabalho e o consumidor terá a certeza de consumir um café especial.

Por enquanto, a ferramenta inteligente é um protótipo, mas a Embrapa acredita no elevado potencial para provocar inovação na cadeia de valor do café. A ideia é que no futuro, o sistema seja utilizado por produtores no próprio campo e até por consumidores nos supermercados.

As informações são do portal de notícias G1 São Carlos e Araraquara e EPTV São Carlos.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures