ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG elabora laudos técnicos para reparação dos impactos das geadas nas lavouras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Emater-MG está realizando prestação de serviços de emissão de laudos técnicos aos produtores para registro dos impactos causados em suas propriedades rurais. A medida faz parte de uma série de ações emergenciais para auxiliar no enfrentamento dos danos ocorridos pela intempérie climática. No caso da cafeicultura no Sul de Minas, por exemplo, estima-se que essa iniciativa beneficiará cerca de 80% dos cafeicultores.

“Estamos recebendo muitas solicitações, por parte de produtores e de prefeitos, de emissão de laudos técnicos que comprovem o impacto da geada nas lavouras. Para atender a esta demanda, estamos mobilizando as equipes do Certifica Minas Café e dos coordenadores técnicos regionais da Emater-MG para apoiar os técnicos locais. Estes laudos são de extrema importância para que os produtores acessem novas linhas de crédito ou as linhas de financiamento vigentes, e até mesmo para acionar o seguro rural. Por isso e de forma complementar, decidimos, ainda, isentar a cobrança pela elaboração desses laudos para os agricultores familiares, para auxiliar na superação dessa situação de emergência”, afirmou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia. A isenção da cobrança dos laudos para os agricultores familiares atingidos por geadas vai até 30 de setembro de 2021.

Ainda de acordo com Otávio Maia, a Emater-MG e a Epamig, empresa de pesquisa também vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenarão ações junto às cooperativas de café das regiões afetadas e outras entidades para mapear as áreas atingidas pela geada e encontrar meios de apoiar os produtores.

A Emater-MG está atualizando o relatório que registra os danos da geada nas regiões cafeeiras de Minas Gerais. De acordo com informações enviadas pelos escritórios locais da empresa até quinta-feira (29), a área de café atingida pela geada subiu de 17,2% para 19,1%, em relação à área total plantada com café nas regiões pesquisadas. Com essa atualização, a área total afetada subiu para 173,6 mil hectares. A estimativa do número de cafeicultores atingidos permanece em 9,5 mil produtores.

O trabalho de mapeamento das lavouras afetadas pela geada continua. Além das áreas ocupadas com café, estão sendo monitorados também outros produtos, como hortaliças, fruticultura, floricultura e pastagens afetadas.

Hoje (2), haverá uma reunião coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater-MG e Epamig, para, junto às cooperativas e associações de cafeicultores, outras entidades que atuam no setor e demais parceiros avaliarem as ações e decisão sobre novas estratégias conjuntas de apoio aos produtores rurais que tiveram suas atividades afetadas pela onda de frio.

As informações são da Assessoria de Comunicação – Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures