ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG completa 70 anos e destaca café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Emater-MG comemora 70 anos de fundação e destaca o principal produto de exportação do agronegócio: o café. A cafeicultura é também um dos principais setores de atuação da empresa pública de extensão rural, que não poupa ações para ajudar os cafeicultores a melhorar a qualidade do grão e a gestão das propriedades produtoras. Um exemplo é o Programa Certifica Minas Café.

Segundo a fundação, Minas Gerais conta com 1.200 propriedades certificadas pelo programa em mais de 100 municípios. Outras 600 estão em processo de certificação. A iniciativa é do Governo Estadual, sendo executada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Através do programa os produtores são estimulados a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade. A Emater-MG orienta os produtores nas medidas de  adequações das propriedades candidatas à certificação. E o IMA é responsável pela auditoria das propriedades.

“O produtor tem ganhos na parte gerencial, com maior domínio sobre os custos e fatores de produção, que aumentam o lucro e reduzem custos”, explica o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Para o coordenador, a certificação do programa é reconhecida no mundo pelos principais compradores de café.  “Se tornou numa referência em sustentabilidade na cafeicultura, pois agrega valor e qualidade ao café mineiro”, afirma.

O Certifica Minas Café exige ainda que o cafeicultor tenha atenção redobrada com o manejo da lavoura, o que inclui aquisição de mudas de boa procedência, capina, controle de pragas e doenças, nutrição das plantas e podas, entre outras. Os procedimentos pós-colheita também passaram a ter maior atenção. Além disso, na propriedade, o armazenamento do café acontece em temperatura e umidade adequadas, diminuindo o risco de perdas.

Bernardino acredita que na parte social, o produtor passa a conhecer melhor a legislação trabalhista e como implementar melhorias na sua propriedade. Na parte ambiental, diversas técnicas são recomendadas, o que favorece uma melhor relação entre o ambiente e a atividade produtiva.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures