ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

El Salvador: produtores se capacitam para vender café para a China

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/02/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Representantes de 15 empresas produtoras de café organizaram uma viagem à China para receber treinamento técnico em processamento, antes do início das vendas para o país. Anteriormente, as empresas enviavam amostras de café para o país asiático. As primeiras abordagens ocorreram durante a primeira rodada de negócios que foi organizada no país após a abertura de relações diplomáticas com a China, no final de novembro do ano passado.

Essa rodada terminou com a assinatura de cartas de intenção entre as empresas. A embaixada chinesa informou na época que tinha a expectativa de faturar US $ 10,9 milhões. Uma das organizações que enviaram uma amostra para a China foi a Sociedad Cooperativa Marías 93, da Chinameca, de San Miguel.

"É uma oportunidade que foi dada ao pequeno setor produtivo, eles nos visitaram (os chineses), fizeram testes, provaram nosso café e nos disseram que estavam muito interessados no café Marías 93. Eles vão abrir o comércio conosco, seja grande ou pequeno", comentou José Alejandro Romero, sócio da cooperativa.

O café produzido por essa cooperativa é orgânico, assim como seu método de processamento e fertilizante. Como a produção foi afetada pela ferrugem, o plano é produzir entre 3.000 e 3.800 sacas de 60 quilos por safra. Atualmente estão reformando a plantação.

Antes do impacto da ferrugem, a cooperativa vendia para os Estados Unidos e Europa. "Nós já tínhamos um mercado, éramos exportadores, também vendíamos para o Canadá, nosso café não tem nenhum problema para deixar o país", disse Romero.

Uma das empresas chinesas interessadas em café salvadorenho é a APX (Asia Pacific Xuanhao Project Investment). O nome veio a público após a Comissão Executiva Portuária Autônoma (CEPA) autorizar o aluguel de terreno na área portuária de La Union para instalação de usinas, bem como o interesse em adquirir uma parcela da Ilha Perico, no Golfo de Fonseca. A controvérsia aumentou quando a mídia salvadorenha publicou que a empresa tinha uma divisão de tecnologia militar. Durante a última Feira da República Popular da China, realizada em novembro de 2018, a empresa chinesa reiterou seu interesse em investir em El Salvador e na compra de café salvadorenho.

O café é uma tradição nova na China, alguns jovens estão migrando para o consumo de café, APX quer ser um fornecedor de café para toda a população chinesa, estamos interessados em café, cacau, noni e também produtos como camarão, peixe. Para Mario Perez a APX é um grupo diversificado e está se aventurando em várias áreas de El Salvador, não apenas uma.

A compra de café é uma aposta de curto prazo, acrescentou Pérez. Segundo ele, o mercado chinês é grande, está comprometido com cafés especiais e tradicionais. A empresa visitou quatro cooperativas em El Salvador em novembro passado. Durante a exposição na China, a empresa deu uma palestra aos produtores de café sobre as preferências dos consumidores chineses em relação ao café e às embalagens.

Planos em El Salvador
A APX tem um projeto para a construção de uma área de serviços comerciais em El Salvador. De acordo com seu representante, até hoje a empresa está procurando terrenos para localizar o empreendimento, fora das áreas extra-portuárias. "Estamos trabalhando para desenvolver projetos em El Salvador e continuaremos avançando e apoiando o desenvolvimento econômico do país", disse Pérez.

Como ele explicou, empresas chinesas e de outros países poderão se instalar neste parque industrial. As atividades incluem catering, comércio, habitação, hotelaria e entretenimento, segundo a empresa durante a exposição. A empresa também tem interesse em se aventurar em Honduras e na Nicarágua.

As informações são do El Economista / Tradição Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures