FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Deputado defende criação para de Associação Mundial de Produtores de Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/11/2019

0
0

Nesta quinta-feira (28), o Deputado Federal Evair de Melo (PP) presidiu uma Audiência Pública na Comissão de Agricultura da Câmara para debater a criação da Associação Mundial de Produtores de Café. O parlamentar defende a hipótese para aprimorar o debate sobre políticas para o setor e destaca a importância que o produto tem na pauta agropecuária brasileira.

“O café é uma cultura enraizada na história brasileira e passa por um dos momentos mais difíceis de sua trajetória. Essa Associação é mais um fórum para a gente debater ações que mudem esse cenário”, afirma Evair.

Ele declara que é importante ouvir todos os lados neste movimento. O deputado tem dialogado com os Ministérios das Relações Exteriores e da Economia sobre a questão. “É um espaço importante. Temos de conversar, debater. A criação dessa Associação já foi pauta em outros momentos, mas sabemos que o assunto precisa ser discutido sob vários aspectos e em diferentes frentes de trabalho”.

Participaram do debate o diretor da Associação dos Cafeicultores do Brasil, Marco Antônio Jacob; o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silvio Farnese; o presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita; e representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Degustador e um dos pioneiros no trabalho pela melhoria da qualidade do café, Evair tem dois projetos de lei para a cafeicultura: o PL 1712/15 tramita na Câmara dos Deputados e, sendo aprovado, impede a importação de cafés de países que não seguem as normas sanitárias e trabalhistas exigidas no Brasil. Já o PLC 41/2019, originado do PL 1713/15, institui a Política Nacional de Incentivo ao Café de Qualidade e foi aprovado no Senado Federal, e retorna para a Câmara para análise de emendas.

Evair busca por preços mais justos aos produtores nacionais, atuando junto à Frente em debates e em articulações com o Ministério da Agricultura. Enviou, em abril, um pedido à Ministra Tereza Cristina, para que haja a revisão urgente dos preços mínimos do café definidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A saca de conilon ficou tabelada em R$ 210,13 e a de arábica em R$ 362,53, ambas no período de abril de 2019 a março de 2020.

As informações são da Ascom Deputado Federal Evair de Melo e fotos de Michel Jesus/Câmara dos Deputados.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.