ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crise na Colômbia afeta exportação de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/06/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Colômbia enfrenta há mais de um mês um cenário de protestos. De acordo com a Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), desde o dia 28 de abril pelo menos 600 mil sacas de café não foram embarcadas com os bloqueios logísticos que acontecem principalmente no porto de Buenaventura, principal via de escoamento de café do país.

De acordo com Roberto Vélez Vallejo, presidente da FNC, em entrevista ao Notícias Agrícolas, a condição é crítica e o país passa por uma severa crise humanitária. "Isso é muito grave, não só para a cafeicultura, mas para todo o país", comenta Vélez. Ele afirma ainda que a paralisação nos embarques deve comprometer a entrada de pelo menos 500 milhões de dólares no país. "O mais complexo é a reputação da Colômbia. Esse café que não se pode exportar não chega às indústrias, que precisam desse produto e devem comprar de outras origens para atender o consumidor final", comenta.

O presidente da Federação destaca também que a partir do momento em que a situação for normalizada, as exportações de café devem levar cerca de três ou quatro meses para normalizar. Atualmente acontece a colheita no Sul do país, o que aumenta ainda mais a tensão sobre o escoamento dos grãos. É importante destacar que na última terça-feira (1º) a análise internacional do site Barchart informou que cerca de 500 caminhões de café chegaram ao Porto de Buenaventura, mas ainda não há informações se os embarques voltaram de fato.

A Bolsa de Nova York reagiu nos últimos dias, registrando valorização expressiva, com as cotações acima dos 160 cents/lbp nas principais referências. Vélez afirma que os preços atuais são mais atrativos para o produtor colombiano, que não consegue aproveitar os bons preços devido a severa crise humanitária que atinge o país.

Confira a entrevista completa aqui.

As informações são do Notícias Agrícolas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures