ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooxupé avalia qualidade do café da safra 2020/2021 dos cooperados

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) afirmou que a colheita atual já passou dos 35%. Nos lotes classificados, até o momento, notaram um aumento na qualidade do café da safra 2020/2021. A proporção classificada pelos laboratórios da cooperativa representa um crescimento de 18% em relação ao volume com a mesma qualidade registrado durante a safra anterior.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, explica que o padrão de qualidade do café é definido pelos Laboratórios de Classificação por meio de um processo de análise física e sensorial, que estipula as características e atributos de cada lote de café.

"Os processos de classificação e degustação visam avaliar cada lote de café quanto ao aspecto, percentual de catação, impurezas, umidade e, principalmente, a bebida. Com os padrões atendemos aos diferentes clientes para formação de seus blends, de acordo com as necessidades e exigências dos consumidores pelo mundo todo", explica Carlos.

O coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Eduardo Renê da Cruz, afirma que o aumento na qualidade do café produzido é um reflexo das condições climáticas e do empenho dos cooperados em adotar as boas práticas de pós-colheita visando produzir lotes de cafés especiais.

"Tivemos um período de florada muito uniforme. Na fase de granação tivemos chuvas bem expressivas e agora está com um clima seco que ajuda bastante na fase de colheita. Nos últimos anos, os cooperados investiram muito em construção de terreiros, lavadores, descascadores e secadores. Além disso, a dedicação dos produtores em relação aos cuidados necessários no manejo para a produção de cafés finos está dando resultado e com estas ações todas buscando cada vez mais qualidade, estamos recebendo lotes com até 88 pontos", afirma Eduardo.

Os cafés classificados como especiais terão a oportunidade de participar do Especialíssimo, o programa da Cooxupé que incentiva os cooperados à produção de cafés especiais e premia os 50 melhores lotes (35 de Natural e 15 de Cereja Descascado). Participam da seleção os cafés avaliados acima de 83 pontos, concorrendo à premiação em dinheiro e à oportunidade de integrar o blend do Café Safra Especial 2020, a edição limitada da cooperativa é lançada sempre ao final do ano.

Neste ano, o Programa terá uma premiação geral acima de R$ 220 mil. O cooperado produtor do lote campeão receberá R$ 25 mil.

Neste ano, a Cooxupé espera receber um total de 7,1 milhões de sacas de café arábica, dentre as quais 5,6 milhões devem ser somente dos cooperados. A produção estimada dos associados - no Sul e Cerrado de Minas e Média Mogiana do estado de São Paulo - é de 10,3 milhões de sacas. A cooperativa também pretende embarcar 5,9 milhões de sacas, das quais perto de 5 mi correspondem às exportações.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures