ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Coopercitrus recupera 52 minas e nascentes através do projeto Olho D'Água

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), em parceria com a Nortox, desenvolveu o Projeto Olho D’Água e recuperou 52 minas e nascentes de propriedades rurais no estado de São Paulo nos seis primeiros meses de 2021. Essas minas representam a vazão de 814.172 mil litros de água por dia, suficiente para abastecer sete mil pessoas ou para a irrigação de 33 hectares de café, por exemplo.

"A água é o principal insumo do agronegócio. No momento em que a gente está vivendo, contar com uma maior disponibilidade de água é contribuir com a preservação do meio ambiente, com a sanidade dos animais e com a irrigação da lavoura. O projeto está deixando nossos cooperados satisfeitos e está alinhado com nosso propósito", avalia o coordenador ambiental da Coopercitrus, Álvaro de Azevedo.

O Projeto Olho D’Água tem como objetivo fortalecer as políticas de sustentabilidade dentro das propriedades rurais, contribuindo com o aumento da disponibilidade de água e da biodiversidade, reduzindo assim o risco de assoreamento e desertificação.

Desde o início do projeto, em 2019, até o final de 2020, foram recuperadas 63 nascentes, contribuindo com aumento da capacidade hídrica para cerca de 1,6 milhão de litros de água por dia, quase mil vezes mais do que a disponibilidade de água às propriedades rurais e comunidades do entorno.

A iniciativa funciona da seguinte forma: a Nortox atua com a estrutura do Olho D’Água e a Coopercitrus garante atribuição da recuperação de nascentes aos produtores rurais, com assistência e a articulação. O serviço e a consultoria são gratuitos aos cooperados, sendo que o produtor fica responsável por disponibilizar mão de obra e materiais para as obras necessárias na recuperação das minas.

Álvaro explica que as minas são localizadas e restauradas, retirando os detritos que entopem ou escondem a saída d’água. Com isso, a vazão aumenta e deságua em corpos de água, como represas, lagos ou córregos para abastecer a propriedade rural e as cidades no entorno.

Combo sustentável

Associado ao projeto de recuperação de minas, a Fundação Coopercitrus Credicitrus conta ainda com o projeto CooperSemear, que presta apoio técnico para reflorestamento de áreas de reserva legal e Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

O programa elabora projeto com base na necessidade de cada produtor, a partir da realização de diagnóstico com base em documentação cadastral e visita presencial nas propriedades rurais. As mudas são disponibilizadas gratuitamente pelo viveiro da Fundação Coopercitrus Credicitrus e o cooperado fica responsável pela mão de obra de plantio e eventuais adequações. "Quando recuperamos uma nascente, a vegetação no entorno é fundamental para preservar a vazão de água e o cumprimento das legislações ambientais", explica Álvaro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures