Coocafé auxilia cooperados no cultivo de café conilon

Cooperativa tem realizado treinamentos com a equipe de campo para que a produção tenha qualidade e agregue rentabilidade e sustentabilidade ao agricultor

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Com a ampliação da área de atendimento e estudos de viabilidade realizados pela equipe técnica da Coocafé, o café canéfora (conilon) já está sendo cultivado por produtores associados.

Para que o cultivo dessa variedade seja feito de forma correta, a cooperativa tem realizado treinamentos com a equipe de campo para que, assim como no tradicional cultivo do café arábica na região, o conilon seja de qualidade, agregando rentabilidade e sustentabilidade ao agricultor.

Essa diversificação de variedades e culturas demanda atenção e cuidado. A altitude ideal e recomendada para o cultivo de conilon é de até 500 m. Outros detalhes são importantes, como: temperatura média anual entre 22 e 26° e projeto de irrigação, visto que o conilon demanda de muita água em períodos que pode haver falta de chuva, prejudicando a florada dessa variedade.

Figura 1

O planejamento estratégico da Coocafé prevê treinamento e aperfeiçoamento de práticas realizadas pelos colaboradores da cooperativa. Para o superintendente técnico-comercial Waldir Francese Filho, capacitar a equipe é investir na propriedade do cooperado.

A Café Brasil, parceria da cooperativa em outras ações, como o Planejamento Estratégico de Marketing, tem sido destaque no campo. Para esse treinamento, especificamente, a empresa agregou conhecimento ao currículo dos consultores técnicos, que puderam ouvir sobre o assunto através do Professor e Doutor em solos e nutrição de plantas, Henrique de Sá Paye, e vivenciar a experiência na propriedade de um cooperado Coocafé que iniciou o cultivo da variedade.

O consultor técnico da unidade de Mutum (MG), Tairo Chaves, comenta que o treinamento foi muito bom: “Pude adquirir mais conhecimento. O professor é um especialista e ensinou com muita dedicação. Os cooperados estão sempre buscando tecnologia e conhecimento e a cooperativa está sempre inovando para oferecer isso aos produtores”.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.