ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooabriel recebe primeiros cafés da safra 2021/2022

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/04/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

A cooperativa Cooabriel busca melhorias no processo de armazenagem e transporte dos cafés dos produtores, como serviços de entrega e adequação ao sistema de granelização. Com ele, o produtor vem deixando de enviar café de saca em saca no modelo tradicional e passando a enviar a granel para armazenagem.

“Já registramos uma alta de 30% no volume de entregas com a granelização e esperamos uma alta de 50%. Os produtores já perceberam as vantagens dessa modalidade”, explica o gerente de armazéns da Cooabriel, José Carlos de Azevedo.

A entrega a granel ou em bags gera uma grande economia em mão de obra, tempo e dinheiro. Entre as vantagens, estão a diminuição da mão de obra paga pelo produtor e a melhoria da logística.

A expectativa desta safra, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de uma produção total de café em todo o País, somados canéfora (conilon) e arábica, entre 43,8 milhões e 49,5 milhões de sacas, indicando uma redução entre 30,5% e 21,4% em comparação ao resultado apresentado na safra passada.

“Pela minha avaliação, a safra de 2021 se equipara a de 2019, fazendo uma reposição à quebra de 2020. Até o momento, recebemos um pequeno volume, o que é um bom sinal de que os produtores estão respeitando o momento de cada clone”, explicou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

Segundo o coordenador técnico da Cooabriel, Perseu Fernando Perdoná, uma característica desta safra foi a falta de uniformidade da floração, o que trouxe uma irregularidade no grau de maturação de um modo geral. “Mesmo assim, o rendimento do café está de acordo com o esperado. Outra característica deste ano é a dificuldade para encontrar mão de obra, que também está mais cara”, informou.

O sócio da Cooabriel, Humberto Damasceno, de São Gabriel da Palha (ES), inicia a colheita nos próximos dias e espera alcançar mil sacas, uma quantidade bem parecida com a safra anterior. “Procurei seguir todas as orientações técnicas da Cooabriel e meu resultado está dentro do esperado”, finalizou.

Pandemia de Covid-19

A orientação é de que os produtores entreguem os cafés nos armazéns com todas as recomendações de segurança, como o uso de máscaras, álcool em gel e sem levar acompanhantes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures