FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Consumo de café solúvel cresce 5,6% em 2019

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/02/2020

2
0

Um fato comemorado pelo setor de café solúvel foi a conclusão do acordo União Europeia-Mercosul, que, embora ainda demore para entrar em vigor, já aponta uma queda em quatro anos da tarifa de importação de 9% aplicada ao solúvel brasileiro. O acordo é esperado há décadas pelo setor, sendo o Brasil o principal fornecedor para a UE, o segundo maior destino das exportações, com aquisição de mais de 500 mil sacas ao ano. A expectativa é que o Brasil volte a exportar mais de 840 mil sacas atingidas em 2012.

Para ganhar ainda mais visibilidade, no ano passado, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lançou a marca institucional de identidade do café solúvel.

No ano passado, o mercado físico atingiu o volume de 21,3 mil toneladas, o equivalente a 925.906 sacas de café, das quais 11.691 sacas foram importadas. O consumo de café solúvel no Brasil teve um crescimento médio de 4,22% ao ano. Ao comparar com 2018, o último ano teve um crescimento de 5,6%.

Já as exportações resultaram no maior volume da história do produto brasileiro, totalizando 91.962 mil toneladas, volume equivalente a 4 milhões de sacas, com crescimento de 7% em relação ao ano anterior, tendo 106 países como destino.

Os Estados Unidos permanecem na primeira posição, aumentando em 3,1% nas compras do produto brasileiro. A Rússia veio em segundo e a Indonésia em terceiro, porém, quando se leva em conta a soma das importações dos países que compõem a UE, o bloco assume o segundo lugar e tem crescimento significativo de 22,9%.

No mercado interno, as perspectivas são de crescimento próximo a 8%, o que significa um alcance de um milhão de sacas consumidas.  

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FELIPE RABESQUINE

EM 06/02/2020

Olá, qual a fonte desses dados de crescimento?

Obrigado!
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 06/02/2020

Olá Felipe! Os dados são do relatório de fim de ano da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS).