ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consórcio visa diminuir o uso de agrotóxicos na produção do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) assinou um acordo internacional com instituições e empresas para fazer parte do consórcio público-privado Ecoffee, que propõe reduzir progressivamente o uso de agrotóxicos na cultura do cafeeiro.

De acordo com Robert Barreto, professor do Departamento de Fitopatologia (DFP), as atividades do consórcio serão colocadas em prática em etapas e a previsão inicial é que tenha 10 anos de duração. O acordo assinado é referente à primeira etapa, que está em andamento desde março e tem duração de aproximadamente 20 meses. O objetivo é elaborar um diagnóstico internacional sobre o uso de agrotóxicos na cafeicultura, a presença de resíduos no ambiente e no produto colhido e o impacto ambiental da aplicação.

A instituição é a primeira do Brasil a participar do consórcio. Além da UFV, três empresas fornecedoras de café, sete torrefadoras e outras instituições de pesquisa de todo o mundo integram a iniciativa.

O consórcio é liderado pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (Cirad, na Língua Francesa), que é sediado na França e trabalha para a pesquisa e o desenvolvimento agrícola sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas.

A UFV irá supervisionar e conduzir parte das atividades para o diagnóstico no Brasil. “Com isso, se pretende determinar o status atual e a consequência do uso de agrotóxicos na cafeicultura, e construir as bases para as etapas mais ambiciosas de médio e longo prazo que se seguirá”, explicou o professor Robert Barreto.

Robert ainda explicou que diversos departamentos, professores, pesquisadores e estudantes da instituição poderão se envolver com a iniciativa ao longo da consolidação. “As perspectivas de o Ecoffee provocar um novo impulso para as atividades de pesquisa sobre a cultura do café na UFV, além de estimular cooperações internas, com parceiros e outras instituições brasileiras, são excelentes. O desafio é muito grande, mas as oportunidades são ótimas e imperdíveis para a universidade”, analisou o docente.

Produção de café

Para o professor, a UFV e algumas parceiras de longa data, como Epamig e Embrapa Café, têm reconhecida conexão com o ensino, a pesquisa e a extensão sobre a cultura do cafeeiro e formam o grupo mais produtivo em número de publicação científica na área no País.

Somente no Laboratório de Clínica de Doenças de Plantas/Micologia do DFP, coordenado pelo professor, três teses de doutorado foram concluídas e outras duas estão sendo desenvolvidas dentro da temática do controle biológico da principal doença da cultura, chamada de ferrugem do cafeeiro. Devido à experiência e à trajetória, a universidade e o docente foram contatados pelo idealizador do Ecoffee, o pesquisador do Cirad Benoit Bertrand, para participar da iniciativa.

Ecoffee

Os objetivos do Ecoffee são reduzir ou, preferencialmente, abolir o uso de agrotóxicos – incluindo herbicidas, fungicidas e inseticidas – na cultura do cafeeiro e tornar o setor movimentado pelo grão mais sustentável.

O uso intensivo e prolongado dessas substâncias, como o Cirad, aumenta o impacto sobre o meio ambiente, a biodiversidade, as pessoas que vivem da agricultura e os consumidores.

Os resultados, conforme o Cirad, serão disponibilizados por meio de publicações e eventos científicos e direcionarão estudos experimentais sobre manejo de pragas sem agrotóxicos.

O Centro assegura que os integrantes do Ecoffee também trabalharão a disseminação e apropriação dos conhecimentos obtidos juntos aos cafeicultores.

As informações são do G1 Zona da Mata.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures