ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consórcio Cerrado das Águas utiliza tecnologia para o mapeamento do Cerrado Mineiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Consórcio Cerrado das Águas, criado em 2015, em Patrocínio (MG), tem como um dos principais objetivos a preservação dos serviços ecossistêmicos da região do Cerrado Mineiro. Parte deste trabalho está ligado diretamente à conscientização e apoio aos produtores locais, com estratégias e diagnósticos desenvolvidas após uma análise minuciosa de cada área da bacia. Para orientar esse diagnóstico, o projeto conta com tecnologias de alta qualidade que auxiliam no mapeamento da bacia do córrego Feio.

Após a utilização do uso de drones para fazer os levantamentos da vegetação nativa da bacia e o desenvolvimento de um aplicativo que auxilia a equipe de especialistas na fase de diagnóstico e avaliação das frentes de paisagens conectadas e práticas de agricultura climaticamente inteligentes, o projeto anuncia, a partir deste mês, o uso de imagens de satélite com resolução de 40 centímetros, ou seja, com alto nível de detalhamento, para aperfeiçoar o diagnóstico da vegetação do cerrado. Utilizando uma técnica para zoneamento de áreas por similaridade do comportamento espectral que contribui para a interpretação das paisagens existentes na Bacia do Córrego Feio.

"O Cerrado é composto por várias tipologias vegetais que são representadas por distintos espectros, e a tecnologia permite delimitar em detalhes esses comportamentos da vegetação e entender, por exemplo, a porcentagem exata de cada tipologia vegetal e até avaliar os históricos de queimadas. Assim, podemos identificar as áreas que apresentam alguma perturbação com maior clareza e selecionar as estratégias de restauração que melhor se enquadrem com cada uma delas", comenta Lina Inglez, consultora de restauração florestal do Consórcio Cerrado das Águas.

Segundo os especialistas, o uso da espectrometria representa um avanço tecnológico que agiliza os levantamentos, dá maior precisão, contribui para a redução dos custos e promove ganho significativo de tempo. “Estamos muito satisfeitos em entender a bacia com mais detalhamento, alta definição das vegetações e, ainda, com o histórico da região", explica Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas.

Alini Mancio, especialista de geoprocessamento, ressalta que a ferramenta permite identificar elementos que podem passar despercebidos: "quando unimos estas tecnologias de alta qualidade com conferências de campo por uma terceira pessoa, também evitamos vícios de leitura, de forma que todos os dados recolhidos podem ser ainda mais assertivos para a entrega do diagnóstico final”.

Para Fabiane, a tecnologia vem para complementar as práticas já realizadas pelo Consórcio Cerrado das Águas, ofertando maior agilidade na coleta de dados e monitoramento de impactos. "Dessa forma conseguimos entregar ao produtor um diagnóstico assertivo sobre as características e necessidades das propriedades, contribuindo com a indicação das melhores estratégicas que proporcionarão práticas agrícolas realizadas de maneira eficaz e sustentável, colaborando para a preservação da bacia como um todo", finaliza.

Para mais informações, acesse o site.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures